Logo da Kessy

Por que armação de acetato são mais indicadas para lentes de grau?

Quando vamos escolher um novo óculos de grau podemos nos deparar com milhares de opções, que vão do tipo de lente até o material utilizado. As possibilidades de armação também são diversas: armação de acetato, de metal, emborrachada, de titânio. Com tanta diversidade, muitas vezes nem sabemos por onde começar, não é mesmo?

Primeiramente devemos procurar um oftalmologista, pois só ele pode definir o grau e a função da lente que precisamos. Ele também pode orientar na escolha do material e da armação. Lentes com funções muito especiais ou com graus muito altos, por exemplo, necessitam de maiores cuidados.

Continue com a gente e descubra qual armação é a mais indicada para você!

Escolhendo os óculos

Na hora de escolher os óculos de grau, é preciso levar alguns pontos em consideração. O tipo da lente é definido de acordo com a indicação médica, ficando a escolha do cliente o material da lente. É possível deixá-la mais fina e discreta, ou anti-reflexo, ou algum outro tipo de tratamento especial.

Outro ponto é o material da armação, que pode ser de metal, emborrachada ou acetato. A de metal é mais indicada para lentes finas, mas pode causar alergia em pessoas mais sensíveis. A emborrachada é normalmente utilizada por crianças, sendo mais resistentes e seguras. A armação de acetato é resistente, antialérgica e mais versátil.

O acetato

O acetato é um material plástico leve e muito resistente a danos, além de ser antialérgico. Os óculos feitos com esse material são confortáveis de se usar, bem maleáveis e de fácil ajuste caso necessário. Podem vir em diversas cores, modelos e tipos, além de estarem sempre acompanhando as tendências de moda.

A armação de acetato não possui plaquetas, sendo feita inteiramente de um único material. São indicadas para quem necessita utilizar lentes mais grossas, pois disfarçam consideravelmente as bordas grossas, que são responsáveis por gerar o efeito “fundo de garrafa”, mas ficam muito bem com lentes mais finas também.

Escolhendo o modelo

O modelo da armação de acetato deve atender à alguns quesitos: conforto, tipo de rosto, tendências e, é claro, preço. O mais importante é se sentir confortável com ele, uma vez que você pode ter que usá-lo por todo o dia. Existem vários formatos de rosto e para cada um há o modelo mais adequado.

Rostos quadrados ou ovais costumam harmonizar melhor com armações mais redondas. Um rosto redondo fica muito bem com o modelo aviador. Já o rosto diamante combina com o modelo de gatinho. Vale ressaltar, porém, que essas não são regras fixas, a armação deve combinar principalmente com o seu estilo.

Vimos que a escolha dos óculos de grau não é tão simples, há diversas variáveis que devem ser analisadas antes da decisão final. Por ser um item de extrema importância na vida de quem possui algum problema de visão, a escolha deve ser feita com calma, pois é mais provável que você o tenha por um bom tempo.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida em relação às armações de acetato e outros tipos, confira outras postagens em nosso blog, eles vão te ajudar a acertar na escolha dos óculos de grau!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.