Logo da Kessy

Veja como limpar os óculos e evitar o coronavírus!

Com o avanço do coronavírus pelo mundo tornou-se necessário redobrar os cuidados com a limpeza dos itens pessoais. Muito se fala sobre a higienização de celulares e calçados, mas você já pensou em como os óculos podem oferecer um risco de contágio?

Esse acessório, presente na vida de milhões de pessoas, está em contato praticamente direto com as mucosas do nosso rosto e precisa de uma maior atenção. Neste post ensinamos como limpar o óculos e evitar a contaminação do objeto. Ficou interessado? Então acompanhe a leitura.

O coronavírus pode ser transmitido pelos olhos?

Sim. A transmissão do coronavírus acontece de forma viral, ou seja, o vírus pode ser transmitido pelo ar ou por meio de secreção eliminada em gotículas de saliva. O contágio ocorre quando essas gotículas entram em contato com as mucosas dos olhos, boca e nariz.

Para impedir a contaminação, é importante evitar o contato pessoal e ficar a pelo menos dois metros de outras pessoas. Além disso, cobrir o nariz e a boca com uma máscara e aumentar os cuidados de higiene é fundamental para se proteger.

Quais produtos utilizar para evitar a contaminação dos óculos?

Como parte das novas medidas de segurança, é fundamental que você adquira o hábito de higienizar seus itens pessoais, como chaves, celulares e óculos. Para a maioria dos itens, o indicado é utilizar o álcool em gel 70%, no entanto, no caso das lentes de óculos, essa regra não se aplica.

Na hora de limpar o acessório evite o uso de qualquer produto à base de álcool. Isso porque o componente pode danificar os tratamentos antirreflexo e antirrisco, a longo prazo. Para fazer a higienização, a dica é utilizar água fria e detergente neutro ou apostar nos sprays de limpeza específicos para lentes.

Para secar, o ideal é utilizar papel toalha, lenços de papel macio ou um paninho de microfibra. No caso do tecido, não se esqueça de lavá-lo sempre com água e sabão para evitar a contaminação.

Como limpar os óculos?

Na hora de lavar seus óculos, tente molhar somente as lentes e não as armações, no caso das de metal, que podem enferrujar. O indicado é utilizar água corrente em temperatura ambiente, isso porque a água quente pode danificar o tratamento das lentes.

Ainda embaixo da água, aplique o detergente neutro e esfregue as lentes delicadamente para limpar toda a superfície. Em seguida, enxague o produto até eliminar qualquer resíduo.

Para secar, utilize o papel toalha, um lenço de papel ou a flanelinha que vem com os óculos. Nunca seque na camiseta, ela não tem o tecido certo para limpar os óculos e pode arranhar e riscar as lentes. Caso não vá utilizar o acessório logo em seguida, você pode deixá-lo secar naturalmente.

Manter o hábito de higienizar os óculos, ao menos duas vezes ao dia, e evitar tocar o acessório sem ter lavado as mãos é uma boa forma de se manter protegido, evitando a contaminação pelo vírus. Essa limpeza deve ser feita tanto nos óculos de grau quanto nos de sol, e principalmente ao chegar em casa da rua.

Agora você já sabe como limpar os óculos e se proteger do coronavírus. Então que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.