Logo da Kessy

Tudo que você precisa saber sobre lentes de contato

Para as pessoas que possuem problemas de visão, atualmente existem duas opções temporárias para corrigir esta deficiência: os óculos de grau e a lente de contato. Cada uma tem suas vantagens e indicações de uso, ao longo deste texto vamos conhecer um pouco melhor sobre as lentes de contato mais comuns no mercado.

As lentes de contato foram desenvolvidas como uma alternativa mais confortável que os óculos de grau. Elas são muito utilizadas por quem pratica esportes, pessoas que desejam um visual mais natural no dia a dia, ou por aqueles que preferem uma opção que não interfira no visual, como modelos, atrizes e blogueiras da moda.

Não saia daí e descubra mais sobre as lentes de contato. Boa leitura!

Quais os tipos

As lentes de contato podem ser feitas com materiais diferentes: rígida ou gelatinosa. As lentes rígidas são usadas para corrigir graus mais elevados ou para pessoas que tenha alguma doença ocular. Já as lentes gelatinosas são mais confortáveis de se usar e indicadas para correção de miopia, hipermetropia, entre outras.

Como comprar

Pense em sua necessidade diária: para quem utiliza a lente durante o dia inteiro, um modelo mais oxigenado irá deixar a vista menos cansada. As lentes descartáveis são para quem não que ter o trabalho de limpá-las, já para aqueles que usam muito o computador, uma lente mais hidratante é a mais indicada.

Como cuidar

Uma limpeza bem-feita aumenta a vida útil da lente e evita a contaminação, que pode gerar problemas de saúde para a pessoa. A limpeza deve ocorrer todos os dias em que utilizar a lente, sempre tomando muito cuidado para não danificar o material. Vamos ao passo a passo:

  • lavar bem as mãos com sabonete bactericida, secando-as em seguida;
  • coloque a lente na palma da mão, pingue algumas gotas da solução de limpeza e esfregue delicadamente a lente com a ponta dos dedos, enxágue com a mesma solução;
  • guarde a lente no estojo higienizado e preenchido com a solução de limpeza.

Vantagens

Para quem deseja praticar esportes, frequentar festas ou não querem usar os óculos, as lentes de contato são ideais para estas pessoas. Não precisa limpar constantemente — somente quando usá-las —, não arranha e não há risco de cair e quebrar. Outra vantagem é o visual mais leve e natural que ela garante quando comparado aos óculos tradicionais.

Desvantagens

Algumas pessoas, como as que possuem sensibilidade à luz, não se adaptam muito bem às lentes. Além da coceira e do ressecamento dos olhos, as lentes precisam ser trocadas com frequência e a limpeza deve ocorrer diariamente, caso contrário pode causar infecções e outros problemas de saúde.

As lentes de contato devem ser prescritas por médicos, caso contrário pode causar danos à visão e a saúde dos olhos.

Um outro tipo de lente muito utilizada é a colorida que pode ou não ter a adição de grau. Elas normalmente são utilizadas apenas para fins estéticos, mas necessitam dos mesmos cuidados das lentes de grau.

Com diferentes materiais, indicações e cores, as lentes de contato foram um avanço tecnológico na vida das pessoas. A sua praticidade aliada à possibilidade de um look mais natural conquistou várias pessoas ao redor do mundo, além de combinarem muito bem com os óculos de sol no dia a dia.

O que achou de nosso artigo sobre lentes de contato? Deixe o seu comentário abaixo e não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.