Conheça agora os diferentes tipos de lentes de grau e como escolher

Um bom par de óculos de grau, além de ajudar você a enxergar melhor, ainda é um charme a mais no seu visual. No entanto, para que os óculos sejam realmente confortáveis de usar, é importante eleger a melhor lente para o seu caso. Afinal, existem vários tipos como as simples, as bifocais e as multifocais, por exemplo.

E mesmo que o médico não determine a lente na qual você deve investir, isso não quer dizer que escolher os tipos de lentes de grau mais adequados não faça toda a diferença para sua rotina e estilo de vida. Quer saber o que levar em consideração na hora de escolher a sua proposta de lentes? Continue conosco e descubra!

Considere o material dos vários tipos de lentes de grau

Existem muitos materiais que podem ser usados para confeccionar os diferentes tipos de lentes de grau. E aqui estão os principais!

Lentes de policarbonato

Atualmente a versão mais usada é a de policarbonato. Elas são altamente resistentes a riscos e impactos e ainda são muito nítidas. Por isso, acabam sendo incríveis para as crianças e os atletas, ou para quem tem a vida mais agitada.

Lentes orgânicas

Já as orgânicas são lentes bem leves e confortáveis. Elas garantem um campo de visão mais aberto e são ótimas para pessoas com graus leves, que querem óculos de descanso.

Lentes de cristal

Há ainda as versões de cristal. Elas suportam graus elevados e são muito resistentes a arranhões. No entanto, são lentes que quebram com facilidade, caso você deixe cair no chão. Portanto, é preciso ter bastante cuidado para evitar acidentes, especialmente se você tira com frequência os óculos do rosto.

Lentes de trivex

Por fim, há ainda as lentes de trivex. Elas são feitas a partir de uma resina extremamente resistente. Por isso, não quebram com facilidade e são mais transparentes que as demais. Essa é uma tecnologia bastante indicada no momento, por unir as principais vantagens dos outros tipos de lente de grau.

Conheça as diversas tecnologias para as lentes

A tecnologia contribui para que você se sinta cada vez mais confortável usando seus óculos de grau. Veja no que você pode apostar!

Lentes antirreflexo

Se você se incomoda com os reflexos da luz do sol na sua lente, é possível apostar na tecnologia antirreflexo para garantir uma visão mais nítida.

Lentes transitions

Já as transitions escurecem quando você sai de ambientes fechados para locais claros com incidência solar, sem a necessidade de trocar de óculos.

Lentes antirriscos

Por outro lado, se você tem problemas com riscos, já existem tecnologias antirriscos que deixam sua lente mais resistente.

Lentes antiembaçantes

E só quem já saiu do ar-condicionado para um dia quente, ou tentou cozinhar de óculos sabe a importância de uma lente antiembaçante! Com elas, você evita esse efeito tão incômodo e que impede de enxergar com nitidez.

O mais interessante é que, na maior parte dos casos, você pode combinar múltiplas tecnologias em uma única lente.

Fique por dentro de alguns revestimentos

Os revestimentos das lentes são os tratamentos responsáveis pelas tecnologias das lentes. Eles transforam pedaços de plástico em lentes modernas e resistentes para serem usadas todos os dias.

Para se tornarem antirreflexo, por exemplo, as lentes recebem um revestimento especial. E isso pode ser feito de diversas maneiras e com qualidades desiguais. Por isso, é tão importante se certificar de que as lentes sejam de alto nível, ainda que custem um pouco mais caro. Uma lente premium, por exemplo, pode receber diversos recobrimentos e agregar mais de uma tecnologia aplicada simultaneamente.

Considere sempre a sua necessidade

Escolher entre tipos de lente de grau depende de sua necessidade. Ou seja, do problema de visão que você precisa tratar. Separamos algumas opções disponíveis e suas funcionalidades, veja!

Lentes monofocais

As lentes monofocais contam com apenas um foco de visão, seja para perto ou para longe. Corrigem problemas como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. No caso de hipermetropia, as lentes serão convergentes; para a miopia divergentes.

Lentes bifocais

Se você tem dois problemas de visão diferentes, é provável que tenha que usar uma lente bifocal. Ela acompanhará dois pontos focais: para perto e para longe.

Lentes multifocais

Por fim, as lentes multifocais abrangem três campos de visão. A visão de perto, a visão de longe e a visão intermediária. Para completar, ela também tem múltiplos pontos focais para garantir uma transição progressiva entre graus.

Pondere o custo-benefício

Leve em conta também o custo-benefício da lente escolhida. Uma lente mais moderna, com proteções e tratamentos adequados, costuma ter um valor mais elevado. No entanto, traz muito mais conforto e segurança para a sua visão.

Além de serem mais resistentes e duráveis. Ou seja, só benefícios, não é mesmo? Uma lente mais simples ou de material mais básico pode não suprir todas as suas necessidades.

E ainda agravarem algum problema pela falta de eficiência. Portanto, pese todos os pós e contras na hora da aquisição, para que ela caiba em seu bolso, mas também proteja seus olhos adequadamente.

Veja o tipo de proteção da lente

Os tipos de lentes de grau também incluem alguns níveis de proteção. São eles:

Filtro para luz UV

Uma lente de qualidade bloqueia de 95% a 100% dos raios ultravioletas. Até mesmo as mais cristalinas devem ter essa proteção.

Filtro para luz azul

A luz azul artificial pode causar danos à visão e interferir na qualidade do sono. Quem trabalha na frente do computador ou passa muito tempo em contato com dispositivos eletrônicos precisa investir nessa proteção.

Analise os tratamentos especiais

Além dos tratamentos que você já conheceu, ainda há outros tipos que podem deixar a sua lente ideal para uso. Aqui estão alguns exemplos!

Filtro Night Drive

Você dirige à noite? O filtro Night Drive é um tratamento perfeito para filtrar raios UV, raios azuis e espectros de luz. Assim, ele diminui seu cansaço visual e a sonolência ao dirigir no período noturno ou sob mau tempo.

Tratamento oleofóbico

Para quem está cansado de limpar marcas de digitais, gordura e sujeira nas lentes, o tratamento oleofóbico é ideal. Ele evita que essas marcas fiquem proeminentes e facilitam a limpeza da lente.

Há muitos tipos de lentes de grau, e a escolha varia de acordo com as suas necessidades e o seu estilo de vida. No entanto, elas precisam ser de boa procedência. Afinal, a qualidade da lente impacta de forma direta na nitidez da sua visão e na correção dos problemas oftálmicos.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse assunto tão importante para sua saúde visual? Aproveite e aprenda também como escolher óculos de sol e grau de qualidade, além do estilo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.