Como Escolher Óculos de Sol e Grau de Qualidade além do Estilo?

Pense rápido: o que você avalia para escolher óculos que sejam a sua cara? Assim como a maioria das decisões que precisamos tomar no dia a dia, selecionar o melhor produto e aquele que vai atender às suas necessidades não é fácil.

São diversos modelos, com materiais diferentes, formatos variados, tendências do momento, entre outros fatores que devem ser considerados, que estão à venda em lojas físicas e online. Sabemos que estilo é o que você procura, mas outras características também precisam de atenção para tornar a sua compra um sucesso ainda maior.

Foi pensando em ajudar você que separamos alguns aspectos importantes na hora de escolher seus óculos de sol ou de grau. Vamos lá?

Preze pela qualidade das armações

Já que estamos falando de qualidade, o primeiro fator a ser considerado é a armação. Afinal, de nada adianta escolher aquele modelo arrasador se ele não suporta a troca de lentes, certo? Seja de metal ou de acetato, ela precisa ser resistente e, é claro, confortável.

Certifique-se também de que o tamanho da armação e o tipo do aro são os mais indicados para suas particularidades, no caso de óculos de grau. Ninguém melhor que seu oftalmologista para indicar — mas, dependendo da loja escolhida, os profissionais podem ajudar você com essa questão.

Verifique se os óculos contam com proteção UV

Essa dica vale mais para óculos de sol, mas pode ser aplicada à troca de lentes de grau também: a proteção UV é tão importante quanto o conforto — os olhos também precisam de cuidados diante dos raios ultravioletas.

Por isso, escolha com cuidado o modelo que ofereça esse benefício. É importante verificar se aquele que foi selecionado conta com a proteção UV 400, que é capaz de bloquear ondas de comprimento menor que 400 nm/0, evitando a inflamação dos olhos e garantindo a defesa contra raios UVA e UVB.

Compre apenas com garantia

Uma coisa é certa: óculos de qualidade vêm com garantia do fabricante e da loja que concluiu a venda. Por melhor que seja a qualidade do material e os cuidados com o manuseio do produto, pode acontecer de o modelo que você escolheu soltar peças após alguns dias de uso — ou mesmo já vir com defeito. Com essa segurança, você pode ter mais tranquilidade para comprar seus óculos.

Confira se existe possibilidade de troca

Quando você faz uma compra, principalmente pela internet, tem medo de que os produtos não combinem tanto com você quanto imaginou, não é mesmo? De fato, isso pode acontecer, mas isso não precisa se tornar uma dor de cabeça.

O ideal é procurar por lojas que ofereçam facilidades na realização da troca, contando com um atendimento de primeira.

Informe-se a respeito de devolução e reembolso

Se, independentemente do motivo, você desistir da compra, não tem nada melhor do que contar com a possibilidade de devolução do produto e o reembolso do seu dinheiro. Essa prática demonstra respeito ao consumidor e ainda deixa uma boa impressão.

Afinal, quando você encontrar o modelo de óculos que é a sua cara, não vai pensar duas vezes em comprar daquele fornecedor, não é mesmo?

Conte com bons fornecedores ao escolher óculos

Já deu para perceber que a loja tem uma importância imensa na escolha dos seus óculos perfeitos, certo? Por isso, não deixe de procurar as melhores do mercado. O e-commerce surge como uma ótima oportunidade para quem deseja fazer a compra no conforto de sua casa.

Então, na hora da compra, leve essas dicas em consideração. Além disso, faça a opção por aquela loja de confiança, que vai entregar seus produtos dentro do prazo combinado, de acordo com o que você pediu e tenha um pós-venda à sua disposição.

Observe o tipo de material das lentes

Ainda é importante observar o tipo de material das lentes. Hoje, com o avanço da tecnologia, existem várias possibilidades para adequar à sua armação e ao seu problema de visão.

A lente de acrílico é a mais usual. É resistente e cristalina, porém, se você tem grau alto, pode ficar grossa e pesada para o rosto. Por isso, outras alternativas podem ser interessantes.

A lente Trivex, por exemplo, é muito nítida e fica mais fina. As lentes de policarbonato também são muito resistentes, especialmente em caso de impactos. São as mais leves se você tem baixo grau.

As lentes de resina também são modernas, e, em comparação com a Trivex, fica 10% mais fina. E, por fim, existem também as lentes de vidro, que são pouco usadas porque são mais frágeis.

Opte por um design de acordo com o formato do seu rosto

Sabia que a estrutura do seu rosto pode ajudar, e muito, na hora de escolher óculos? Se você ficar na dúvida diante de tantos modelos, lançamentos e novidades, vale a pena analisar a simetria da face para adquirir aquela armação que caia bem com certeza.

Para rostos quadrados, por exemplo, as armações quadradas ou ovais são um sucesso. O rosto redondo, por sua vez, merece armações retangulares ou quadradas, que alongam a face.

Já o rosto oval combina com absolutamente todos os formatos. E, por fim, o rosto coração é aquele que fica ainda mais lindo com armações arredondadas.

Essas são ótimas dicas para aplicar, inclusive, durante suas compras na internet, já que não é possível experimentar a armação. Você ainda pode observar outros detalhes, como o tamanho e formato de seu nariz, o desenho de sua sobrancelha e se sua maçã do rosto é mais proeminente ou baixa.

Use o que te faz bem

E por último, a regra é simples: use o que te faz bem! Novas tendências de moda surgem a todo momento e, é claro que elas podem fazer a diferença para escolher óculos.

Afinal, eles também acompanham o que está em alta no momento: cores, formatos, detalhes e assim por diante. Mas no fim das contas, o mais importante é o que você gosta e como se sente ao usar.

Se você prefere modelos mais ousados e contemporâneos, vá em frente. Caso se senta mais à vontade com modelos discretos e simples, ótimo também!

Uma loja de confiança terá opções para todos os gostos, então não há com o que se preocupar. O modelo ideal para você estará lá.

Pronto! Viu só como não é difícil escolher óculos? Cada um desses detalhes é essencial para que você tenha sempre um modelo cheio de estilo no rosto. E sempre com qualidade e durabilidade para fazer valer o investimento neste acessório atemporal.

Agora, aproveite e conte para a gente nos comentários quais dessas dicas você acha mais importante? Acrescentaria mais alguma observação em nossa lista? E como foi sua última experiência ao comprar óculos de sol ou de grau? Queremos saber!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.