Veja aqui como cuidar da saúde dos olhos?

Você sabia que muitas doenças e problemas oculares poderiam ser evitados com prevenção e bons cuidados diários? A saúde dos olhos, muitas vezes, é negligenciada, o que faz com que o paciente só descubra o problema quando ele já está em um estágio avançado.

No entanto, mantendo bons hábitos e adotando medidas simples, é possível manter à saúde dos olhos e evitar problemas oculares, como a conjuntivite e a blefarite. Quer entender melhor sobre o assunto? A seguir, listamos algumas dicas de cuidados simples para você implementar no seu dia a dia. Confira!

Faça exames oftalmológicos periodicamente

Para manter a saúde dos seus olhos é fundamental fazer a prevenção de doenças e visitar seu oftalmologista com regularidade, pelo menos, uma vez ao ano.

Além dos exames para verificar alterações no seu grau, outros exames oftalmológicos, como os de pressão intraocular, retina e nervo óptico, também são importantes pois conseguem identificar e detectar doenças como o glaucoma e a degeneração macular.

Conheça o histórico de saúde ocular da sua família

É importante investigar também qual é o histórico de saúde ocular de seus parentes mais próximos, isso porque, muitas doenças de visão são hereditárias. Passando essas informações para o seu oftalmologista fica mais fácil para ele fazer um acompanhamento, buscar diagnósticos precoces e implementar medidas preventivas.

Proteja seus olhos do sol

Utilizar óculos de sol não é uma escolha apenas relacionada a questões de estilo. Esse acessório também é um item fundamental para proteger sua retina da radiação solar, prevenindo problemas como a catarata.

Mas atenção, na hora de escolher o seu, é importante estar atento na qualidade do acessório e se ele realmente conta com proteção UVA e UVB. Óculos sem proteção, como aqueles vendidos em feiras e camelôs, além de não protegerem do sol, ainda podem trazer prejuízos à visão.

Cuide da alimentação

Consumir os alimentos certos também podem trazer muitos benefícios para a saúde dos seus olhos. Peixes como sardinha, salmão, bacalhau e atum são excelentes opções pois são ricos em ômega 3, que auxilia na prevenção de problemas como a degeneração macular.

Além disso, pessoas portadoras de diabetes tipo 1 ou 2 devem moderar o consumo de açúcar, isso porque, o excesso de glicose no sangue pode desencadear a retinopatia diabética, uma doença silenciosa que pode levar a cegueira irreversível.

Evite coçar os olhos

Coçar e esfregar os olhos é outro hábito que pode trazer malefícios para sua saúde ocular. Além do risco de infecções como a conjuntivite, o ato de coçar os olhos também pode provocar lesões na retina e levar a progressão de um ceratocone.

Caso sinta coceira na região, a dica é lavar os olhos com um sabonete especifico para o rosto ou mesmo um xampu neutro infantil. Caso note que o desconforto persiste, procure por um oftalmologista.

Cuidar bem da saúde dos olhos é essencial para prevenir doenças e impedir que problemas de visão se agravem. Por isso, é importante visitar um oftalmologista com regularidade, e não somente caso surja algum problema.

E você, quais cuidados costuma ter com seus olhos? Conte para nós nos comentários.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.