Logo da Kessy

Chegou o frio! Atenção a 4 cuidados com os olhos no inverno

Com a queda nas temperaturas, é hora de redobrar a atenção com a saúde, afinal, o tempo facilita o surgimento de doenças e alergias respiratórias. Porém, sabia que também é importante adotar alguns cuidados com os olhos no inverno

Nunca pensou nisso? Então, fique tranquila, pois a Kessy, sua ótica online de confiança, trouxe um guia completo, com ótimos hábitos que você pode incluir facilmente na rotina. Por isso, não perca nenhum detalhe do conteúdo e viva a estação com conforto e saúde! 

O que o frio causa nos olhos?

O inverno no Brasil é marcado pelo tempo frio e seco, características que facilitam a transmissão de diversos vírus causadores de infecções, como a gripe. Porém, além disso, a baixa umidade do ar e, consequentemente, maior concentração de poluentes no ar, aumentam a quantidade de poeira nos ambientes. 

Com isso, a estação pede atenção redobrada com a pele, saúde respiratória e, claro, alguns cuidados com os olhos no inverno para evitar o desconforto e riscos à visão. A seguir, você confere algumas das condições mais comuns durante a estação:

  1. Olhos secos 

Já sofreu com a sensação de olho seco no inverno? Isso é resultado direto da baixa umidade e aumento da poluição. Consequentemente, há uma diminuição na produção das lágrimas e lubrificação dos olhos, causando desconfortos como ardência, coceira e olhos vermelhos. 

Inclusive, isso pode desencadear na síndrome do olho seco, uma doença ocular crônica. Contudo, esse diagnóstico, assim como o tratamento, só podem ser indicados por um oftalmologista.

2. Alergia nos olhos

Por conta do frio, é normal que as janelas de casa fiquem mais fechadas e, as pessoas, aglomeradas. Apesar da sensação de aconchego que isso traz, é importante lembrar que facilita, e muito, a transmissão de diversas doenças e alergias, inclusive, nos olhos. 

Elas podem ter diferentes causas, como o contato com poeira, fumaça e ácaros, mas são mais comuns em pessoas que já apresentam quadros alérgicos, como rinite e asma. Alguns dos sintomas são ardência, inchaço, irritação, fotofobia, lacrimejamento, coceira e vermelhidão. 

Caso esteja encarando alguma dessas sensações, entre em contato com um profissional de sua confiança para identificar as causas exatas!

3. Conjuntivite

A conjuntivite é bastante comum no inverno e também está relacionada à pouca ventilação dos ambientes e à aglomeração de pessoas! Além disso, devido ao incômodo nos olhos causado pela baixa umidade do ar, é comum esfregar a região com as mãos. 

Entretanto, como nem sempre estão limpas, facilitam o desenvolvimento de conjuntivites bacterianas e virais. A condição é caracterizada por uma inflamação na conjuntiva (tecido transparente que reveste a parte branca dos olhos) que pode deixar as pálpebras inchadas, causar lacrimejamento, vermelhidão, olhos colados ao acordar, secreção transparente, coceira e fotofobia.

Se tem dúvidas de como prevenir conjuntivite, não se preocupe! Basta evitar compartilhar objetos pessoais (toalhas, maquiagem e etc.), manter uma boa higiene das mãos, evitar frequentar lugares tumultuados e coçar os olhos.

Como cuidar dos olhos no inverno? 

Viu só como vale a pena incluir alguns cuidados durante a estação para evitar olhos irritados e o desenvolvimento de doenças? A seguir, trouxemos dicas que podem ser incluídas na sua rotina. Confere só!

1. Mantenha a poeira longe!

Como você viu, a poeira pode ser uma grande vilã da saúde ocular! Por isso, crie o hábito de manter os ambientes em que passa mais tempo, como o seu quarto, sempre limpos. Abra as janelas, deixe o ar circular, e higienize tapetes, cortinas, livros, almofadas, cobertores e bichos de pelúcia, que acumulam mais poeira e ácaros.

2. Invista em um umidificador

Como o tempo seco favorece desconfortos, um dos cuidados com os olhos é garantir um umidificador, ou deixar um balde com água no quarto, especialmente durante a noite. Assim, terá um ambiente muito mais agradável. Ainda, em contrapartida, evite ambientes fechados com ar condicionado, pois esse aparelho retira a umidade do ar, aumentando o desconforto.

3. Usar óculos com proteção solar

Esse é um dos cuidados com os olhos no inverno mais importantes. Muita gente acha que os óculos de sol são dispensáveis nessa época, porém, é exatamente o contrário. O Brasil recebe alta incidência de raios solares durante todo o ano, que atravessam as nuvens até mesmo nos dias nublados.

Para proteger os olhos da luminosidade e da radiação, é fundamental investir em óculos de sol com proteção ultravioleta adequada. Na Kessy, você encontra um catálogo completo, com modelos femininos, masculinos e infantis. Todos são desenvolvidos com materiais de altíssima qualidade e contam com 100% proteção UVA e UVB! 

4. Não compartilhe objetos pessoais

Doenças oculares podem ser disseminadas até mesmo quando existe contato indireto entre os olhos de uma pessoa doente. Por isso, é indicado não dividir objetos pessoais, como travesseiros e toalhas de rosto.

Além disso, itens de maquiagem, como rímel, sombra, pincéis, esponjas e cílios postiços também podem proporcionar o aparecimento de problemas. Por esse motivo, o ideal é ter e usar seus próprios produtos.

Dica extra Kessy! 

Sabemos que, assim que surgem incômodos na visão, é comum recorrer aos colírios. Entretanto, como nosso compromisso é com a sua saúde visual, saiba que a automedicação pode trazer consequências. 

Dessa forma, ao sinal de qualquer desconforto ou irritação nos olhos, procure a ajuda de um especialista. Apenas um profissional pode indicar os colírios ideais para as suas necessidades!

Cuide da visão com a Kessy!

Como você viu, os cuidados com os olhos no inverno são fundamentais para evitar as doenças oculares que podem aparecer nessa época. Com nossas dicas, mude alguns hábitos e invista em produtos de qualidade para aproveitar a estação como nunca! 

Aproveite também as ofertas exclusivas da Loja Oficial da Kessy para garantir óculos de sol e de grau que transformarão sua qualidade de vida! Somos uma ótica on-line completa e segura, e contamos com uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas. Então, aproveite as condições especiais de pagamento em até 6x sem juros e com 5% OFF no boleto*!

*Condições de pagamento sujeitas a alteração

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.