Chegou o frio! Descubra 5 cuidados com os olhos no inverno

Com a queda nas temperaturas e o tempo seco, os cuidados com os olhos no inverno devem ser redobrados, a fim de evitar o ressecamento e o aparecimento de doenças oculares. Afinal, assim como a nossa pele, a região é sensível e merece toda atenção e carinho.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você aprenda a cuidar melhor dos seus olhos da melhor forma em épocas frias. Boa leitura!

1. Pingar colírio

Os colírios são aplicados diretamente nos olhos e são usados no tratamento de diversas doenças oculares. Eles também servem como lubrificantes da córnea, que pode ficar ressecada. Qualquer que seja o tipo de colírio ou o motivo do seu uso, é fundamental que ele seja utilizado unicamente sob indicação do médico oftalmologista.

Afinal, os colírios são medicamentos que podem trazer complicações se forem utilizados de forma indiscriminada ou incorreta. Além disso, eles podem provocar interações perigosas com outros remédios.

2. Usar óculos com proteção solar

Esse é um dos cuidados com os olhos no inverno mais importantes. Muita gente acha que esses acessórios são dispensáveis nessa época, mas estão enganadas. O Brasil recebe alta incidência de raios solares durante todo o ano, que atravessam as nuvens até mesmo nos dias nublados.

Para proteger os olhos da luminosidade e da radiação, é fundamental investir nos óculos de sol. No entanto, as lentes devem oferecer proteção ultravioleta adequada. O nível seguro é de UV 400.

3. Não compartilhar objetos pessoais

Doenças oculares podem ser disseminadas até mesmo quando existe contato indireto entre os olhos de uma pessoa doente. Por isso, é indicado não dividir objetos pessoais, como travesseiros e toalhas de rosto.

Além disso, itens de maquiagem, como rímel, sombra, pincéis, esponjas e cílios postiços também podem proporcionar o aparecimento de problemas. Por esse motivo, o ideal é ter e usar seus próprios produtos.

 

4. Evitar o acúmulo de poeira

É essencial evitar o acúmulo de poeira em casa, principalmente nos ambientes em que você passa mais tempo, como o seu quarto. Itens como tapetes, cortinas, livros, almofadas e bichos de pelúcia comumente acumulam mais poeira e ácaro.

Por isso, o ideal é evitar o excesso desses objetos e lavá-los sempre que for necessário. Também é recomendável que os ambientes sejam bem arejados, com a intenção de evitar a propagação de vírus e outros agentes que provocam doenças nos olhos.

5. Umedecer o ambiente

É fundamental umedecer o ambiente, especialmente durante a noite. Isso pode ser feito com aparelhos próprios ou até mesmo com um pano umedecido sobre o chão. Essa medida é necessária para combater o tempo seco, que é um dos agentes causadores do ressecamento da córnea e do aparecimento de doenças.

Outra dica é evitar ambientes fechados que têm ar condicionado, pois esse aparelho retira a umidade do ar, aumentando o desconforto.

Os cuidados com os olhos no inverno são fundamentais para evitar as doenças oculares que podem aparecer nessa época, como conjuntivite, alergias e síndrome do olho seco. Para evitá-las, siga as nossas dicas e consulte um oftalmologista sempre que perceber algum sintoma.

Gostou das dicas?

E que tal se proteger com uma armação nova, confira todos os nossos modelos de armações, acessando o nosso site Kessy.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.