Logo da Kessy

Problemas da visão que pedem um bom par de óculos!

Para quem sofre com problemas de visão, coisas simples como ler um livro, assistir à televisão e dirigir um veículo na estrada podem ser muito desconfortáveis. Nessas ocasiões, é essencial consultar um especialista. Somente um profissional da visão poderá realizar os exames adequados e prescrever lentes corretas para corrigir o que está sentindo.

Porém, se engana quem pensa que os males visuais são todos iguais. Cada um dos problemas de visão apresenta sintomas característicos e demanda um tipo diferente de lente. Assim, para ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto, listamos aqui 4 dos diagnósticos mais comuns. Continue a leitura para entender melhor!

1. Veja Mais Sobre a Miopia: a Dificuldade de Ver de Longe

A miopia consiste basicamente em uma dificuldade para enxergar de longe. Nesse sentido, quem sofre com esse problema sente a imagem ficar borrada ou distorcida quando um objeto está um pouco mais distante. Forçar os olhos para ver melhor costuma causar dores de cabeça e o aumento na dificuldade de enxergar.

O tratamento apropriado é realizado com o uso de óculos de lentes negativas ou divergentes. Elas corrigem a convergência da luz, para que ela chegue corretamente na retina.

2. Conheça a Hipermetropia: Um dos Problemas de Visão mais Comuns

Na hipermetropia, o efeito é o inverso da miopia. Nesses casos, o paciente sente dificuldades em ver objetos mais próximos. Eles parecem borrados e embaçados, o que acaba por comprometer muito as atividades cotidianas, como ler ou usar o caixa eletrônico.

Esse é um dos problemas de visão mais comuns e que mais causam desconfortos às pessoas. Como precisam ficar constantemente procurando a distância adequada para ver as coisas, sofrem eventualmente com enjoos e tonturas. A boa notícia é que, com o tempo, a hipermetropia pode retroceder! Para este objetivo, são utilizadas lentes positivas ou convergentes.

3. Entenda Melhor o Astigmatismo: a Falta de Nitidez

Se você tem dificuldades em ver objetos com nitidez, estejam eles próximos ou distantes, pode ser que o seu problema seja o astigmatismo. Nesse caso, independentemente do posicionamento, as imagens nunca ficam suficientemente nítidas.

O paciente não consegue identificar rostos com clareza, ler placas ou encontrar pessoas em meio a multidões, o que pode causar uma grande angústia. Além disso, esse quadro costuma estar associado à miopia ou à hipermetropia. A correção é feita com o uso de lentes cilíndricas.

4. Saiba mais Sobre a Presbiopia: a “vista cansada”

Dentre os problemas de visão, este é o que traz menor influência genética e não está relacionado ao formato dos olhos ou qualquer outra má formação. A “vista cansada” na maioria das vezes ocorre em decorrência do desgaste natural dos olhos com o passar dos anos.

Por isso, o paciente começa a sentir maior dificuldade para visualizar imagens próximas. E geralmente é percebida pela dificuldade de entender letras pequenas, como a fatura do cartão ou uma conta de restaurante.

Essa redução é gradativa e progressiva, mas os sintomas podem ser corrigidos por uma lente de “descanso”. Elas cumprem a função do cristalino e ajudam a aproximar as imagens, facilitando a leitura e evitando que os sintomas cresçam rapidamente.

São raras as pessoas que não apresentam problemas de visão. E grande parte desses transtornos pode ser corrigido com o uso dos óculos adequados. Basta que você realize um exame oftalmológico e mande fazer as lentes prescritas para o seu caso.

Embora possa parecer chato no início, usar óculos pode ser muito charmoso! Hoje em dia, eles estão na moda e existem modelos incríveis, que acrescentam muita personalidade e estilo às suas produções. Portanto, aproveite essa situação para não apenas corrigir os problemas de visão, mas também se divertir, comprando várias armações. Afinal, quem disse que você precisa ter apenas um par?

E você, conhece alguém com algum dos sintomas descritos acima? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a cuidarem melhor dos seus olhos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.