Descubra Qual a Validade da Receita de Óculos de Grau

Você sabia que sua receita de óculos de grau tem validade? Essa é uma dúvida muito corriqueira entre quem precisa usar esse acessório e, na correria do dia a dia, nem sempre lembramos de conversar sobre essas questões com o médico.

Pensando nisso, preparamos este post com respostas para esclarecer algumas incertezas comuns que as pessoas que usam óculos têm. Curioso? Continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro!

Afinal, qual é a validade da receita de óculos de grau?

Uma receita de óculos de grau dura entre seis meses a um ano a partir do dia em que você se consultou com o oftalmologista. Retornar ao médico depois desse período — pelo menos uma vez por ano — é essencial para a saúde dos seus olhos. Nessa consulta, o profissional vai verificar se existe alguma alteração ou progressão de grau que indicam que está na hora de trocar de óculos.

Quando a receita está vencida e existe a necessidade de uma correção visual, muitas pessoas começam a apresentar sintomas e desconfortos como dor de cabeça, irritação nos olhos, cansaço na leitura, entre outros. Portanto, fique atento e mantenha seu cronograma de visitas ao médico sempre em dia.

Como ler a receita de óculos de grau?

Quem usa óculos de grau deve ficar mesmo curioso para entender o que significam aqueles números, sinais e abreviações. Para lhe ajudar a ter uma noção, vamos explicar como funciona uma receita de óculos de grau. Primeiramente, confira uma legenda de algumas abreviações básicas usadas nas receitas:

  • OD: olho direito;
  • OE: olho esquerdo;
  • ESF: esférico;
  • CIL: cilíndrico;
  • DP ou DNP: distância pupilar;
  • VP: visão de perto;
  • VL: visão de longe;
  • VI: visão intermediária

Além das abreviações, os símbolos também são importantes para compreender uma receita de óculos de grau. Eles podem ser:

  • sinal negativo (-): indica miopia;
  • sinal positivo (+): indica hipermetropia;
  • se as colunas EIXO e CIL da receita estiverem preenchidas, é sinal de astigmatismo.

Existe diferença entre a receita de óculos de grau e de lente?

Uma receita de óculos de grau não é a mesma que você usará para encomendar suas lentes de contato. Para gerar a receita, são levados em consideração aspectos como a distância dos olhos, o que não é necessário no caso das lentes uma vez que elas ficam diretamente em contato com eles.

Além disso, para que a receita seja precisa, é necessário avaliar a curvatura das lentes, o que pode mudar o grau. Logo, se você deseja ter lentes de contato, seu médico precisa fazer uma conversão da receita ou avaliar seus olhos novamente e prescrever uma outra especialmente para as lentes.

Agora que você já sabe mais sobre a validade de uma receita de óculos de grau, como lê-la e suas especificidades, não perca tempo: agende uma consulta com seu oftalmologista e veja se está na hora de substituir seu modelo atual por um novo par de óculos bem estiloso e mais adequados para suas necessidades!

Gostou do post? Tem mais alguma questão sobre a receita de óculos de grau? Deixe um comentário, compartilhe suas dúvidas e nos conte o que achou deste conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.