Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Distância pupilar: entenda sua importância para comprar óculos de grau

Os óculos de grau fazem parte da rotina de muita gente. Por isso, é essencial escolher um modelo que se encaixe bem em seu rosto para que você enxergue bem e para que seu problema seja solucionado.

Contudo, para que esse item tão importante seja confeccionado do jeito que você precisa, a distância pupilar deve ser medida. Sem ela, é impossível encontrar uma armação firme e lentes adequadas.

Mas por que ela é tão importante e como ela deve ser mensurada? As respostas para essas perguntas estão neste artigo, então continue a leitura!

O que é distância pupilar e qual é a diferença em relação à distância naso-pupilar?

A distância pupilar consiste na medida de uma pupila até a outra, em milímetros. A distância naso-pupilar, por sua vez, calcula a medida da pupila direita até o centro no nariz, assim como da pupila esquerda até o mesmo ponto.

É importante medir corretamente ambas as distâncias porque nosso rosto não é simétrico. Isso é completamente normal, mas sem a medida específica, os óculos podem não ficar adequados para a necessidade de visão.

Inclusive, com números errados na confecção das lentes, o problema de um indivíduo pode até mesmo se agravar. Então, toda atenção é necessária durante esse simples procedimento.

Como essa questão influencia na compra de óculos de grau?

É fundamental medir essa distância porque ela varia de pessoa para pessoa. Não existe um número padrão, visto que ele influencia diretamente na espessura da lente e até mesmo no conforto de sua armação.

Com base em suas medidas, será possível determinar o deslocamento do bloco da lente no aro da armação. Assim, os óculos são montados de maneira alinhada para proporcionar o tratamento de visão adequado para você.

A distância também é determinante para lentes de miopia, que são mais finas no centro e mais grossas nas laterais. Quanto menor a distância e maior o aro da armação, mais aparentes ficam as bordas. Então, vale a pena levar isso em consideração por questões de estética em seu novo look.

Qual é a forma correta de medir essas distâncias?

Em boa parte das vezes, alguns médicos tiram as medidas necessárias, que são incluídas no cartão de receitas. Contudo, algumas óticas também fazem esse trabalho: antigamente, um aparelho manual era utilizado, mas hoje a tecnologia avançou o suficiente para que tudo seja feito pelo computador.

Como algumas pessoas que preferem comprar pela internet, também é possível conseguir tirar as medidas pela internet. Para isso, basta tirar uma foto com a ajuda da câmera traseira do celular na horizontal em um local bem iluminado, com isso já será possível fazer a análise e o resultado costuma ser ótimo.

Apenas lembre-se de nunca olhar diretamente para a câmera, pois isso altera a medida da distância. O ideal é fazer isso sempre com o olhar detido em um ponto mais distante.

Pronto! Agora que você sabe como a distância pupilar é importante para a compra de seus óculos de grau, basta procurar por ajuda para medi-la do jeito certo e escolher a armação perfeita.

Este artigo foi útil para você? Cadastre-se em nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos como este diretamente de seu e-mail!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *