Logo da Kessy

Será que preciso usar óculos? 5 sinais que você deve observar!

Imagine a seguinte situação: você está assistindo a sua série favorita, pega o celular rapidinho para dar uma olhada e, de repente, se assusta com a sua cara de zangada no reflexo da tela. Mais do que isso, você avista aquela linha de expressão entre as sobrancelhas, marcada, profunda, intacta. Então, vem aquela dor de cabeça chata junto com a sensação de que seus olhos estão sendo esmagados.

Pode ser algo grave? Talvez, mas, é muito mais provável que você só precise usar óculos. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais do nosso corpo. Eles podem ser fortes indícios de que seja a hora de procurar um oftalmologista e, nesses casos, o quanto antes identificarmos o problema, melhor. 

É muito corriqueiro que diversos sinais indiquem a hora de usar um óculos. No entanto, a maioria deles costumam ser tão comuns e óbvios que, não raro, acabamos ignorando. Isso, claro, não é bom para a saúde da nossa visão. Mas mantenha a calma que vamos te contar os principais sinais que indicam ser a hora de procurar um oftalmologista. Permaneça conosco e confira!

1. Olhos semicerrados

É quando, ao tentar enxergar algo, você aperta os olhos. Acontece com muita frequência ao ler legendas ou placas de trânsito, também podendo ocorrer quando você lê um livro. Em geral, é a dificuldade de enxergar de perto, de longe ou de ambas distâncias. É comum que a visão de longe seja prejudicada pelo problema da miopia, enquanto que a visão de perto seja perturbada pela hipermetropia. 

2. Sensibilidade à luz

Sabe aquele incômodo que a gente sente quando mudamos de um ambiente muito escuro para um muito claro, ou quando no meio da noite, acendemos a luz do quarto? É normal sentir ardência e ter o instinto de proteger os olhos, no entanto, se a sensibilidade persistir por muito tempo, mesmo depois de minutos, é sinal de que algo não vai bem. A fotofobia é uma indicação forte de que você precisa usar óculos e um sintoma bastante comum em doenças como presbiopia e astigmatismo.

3. Dor de cabeça

Depois de um dia inteiro em frente ao computador a dor de cabeça vem forte? Você toma analgésicos e ela ainda persiste? Então, a dor de cabeça costuma ser um sinal para várias doenças. Quando é decorrente de algum problema de visão, ela ocorre pelo esforço excessivo dos olhos. A dificuldade em focar, por exemplo, força a musculatura dos olhos e do rosto a trabalhar em excesso. Isso, com o passar do tempo, só intensifica a dor. 

4. Pressão nos olhos

A sensação de pressão atrás dos olhos ocorre por diversos motivos, como o estresse, cansaço, entre outros. Mas também pode ser um indicativo de glaucoma. A doença, que prejudica o nervo óptico, pode ser facilmente tratada, se diagnosticada no início. 

5. Halos na luz

Se você olha para uma fonte de luz e enxerga um círculo em volta dela, como se fosse uma auréola de anjo, está na hora de procurar um médico. O mais interessante é que isso é muito comum. Geralmente, quando as pessoas começam a usar óculos, elas se surpreendem com a forma como passam a enxergar as luzes. Elas sequer tinham a noção de que não enxergavam da maneira correta. 

Se você já percebeu algum destes sinais então é hora de consultar um oftalmologista, pois talvez você precise usar óculos. Lembre-se, o quanto antes, melhor! Alguns problemas oculares são tratados facilmente, podendo até regredir no futuro, se identificados em seu início. Outros, precisam de cuidados específicos e mais atentos. O diagnóstico do médico é fundamental, só ele poderá dizer que tipo de óculos você precisa usar, bem como a sua graduação.

Agora, se você já usa óculos e apresenta qualquer um desses quadros, também é hora de procurar um médico. Confira, aqui, tudo o que você precisa saber para trocar os seus óculos.

2 Comentários

  1. Eu enxergo embaçado, porque será não consigo olhar os números?

    1. Oi, Elza! Tudo bem? 🙂 Se você enxerga embaçado, aconselhamos que procure por oftalmologista assim que possível para que ele possa fazer uma avaliação!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.