Logo da Kessy

Colorimetria: entenda o que é coloração pessoal e descubra sua paleta!

Você sabe o que é coloração pessoal? Essa é uma das primeiras características analisadas em uma consultoria de estilo e faz toda a diferença na hora de definir a paleta de cores e tons que realçam os melhores traços de uma pessoa. Usar o conceito de colorimetria a favor da moda permite montar looks que combinam e realçam o seu tom de pele, saber quais cores apostar na maquiagem e descobrir quais tonalidades no cabelo vão favorecer o seu rosto.

Quer saber mais sobre esse conceito? Então, continue o post para descobrir o que é coloração pessoal e como encontrar a sua paleta!

O que é o estudo da colorimetria?

O estudo da colorimetria visa analisar as raízes das cores, como a saturação, intensidade, temperatura, matiz, entre outros pontos. A partir disso, é possível relacioná-las com outras colorações, de modo que criem mais harmonia visual.

Com o uso de tecidos de diferentes tonalidades, um consultor de estilo consegue definir o tom de pele de uma pessoa e, com isso, encontrar as cores que mais ornam com a sua coloração natural e pessoal.

Ao aplicar esse conceito para achar as cores que mais combinam com você, é possível desfrutar de diversos resultados positivos, como:

  • olheiras e manchas suavizadas;
  • aparência mais iluminada e descansada;
  • harmonização dos traços e contornos do rosto;
  • pele com aspecto rejuvenescido.

Como descobrir a sua coloração pessoal? 

Sabendo dessas vantagens, por que não apostar na coloração pessoal para deixar os looks ainda mais perfeitos? É preciso ressaltar que descobrir as suas tonalidades não é um passo tão simples e a ajuda de um profissional se faz necessária nesse momento para acertar no processo.

Sobretudo, existem alguns pontos que você pode analisar para descobrir quais são as cores que vão lhe favorecer mais. A seguir, confira o que considerar!

Temperatura

Ao observar os subtons das cores, é possível dividi-las entre frias e quentes. Na tonalidade da pele, uma dessas temperaturas costuma se sobressair. Caso nenhuma delas se destaque, esse é um sinal de que o seu tom é neutro e que é possível integrá-las.

Para descobrir qual é a sua temperatura, coloque tecidos de diferentes cores próximos ao seu colo. Caso as cores que têm pigmentação azulada de fundo, como o rosa, violeta, cinza, lilás, entre outras, façam com que o seu rosto fique mais radiante, esse é um grande sinal de que a sua pele é fria. Acessórios prateados, cabelos mais escuros, makes e roupas com cores frias ficam bem em você.

Já se esse efeito acontecer com cores de fundo amarelado, como o verde, laranja, marrom, entre outros, é um grande indício de que a sua temperatura é quente. Isso significa que cabelos loiros, ruivos ou dourados, assim como roupas com tonalidades quentes vão fazer com que a sua beleza se destaque.

Outra maneira de definir esse ponto é verificar como a sua pele fica ao tomar sol. Caso fique bronzeada, a sua coloração é quente, mas se ficar avermelhada, provavelmente sua temperatura é fria.

Intensidade

Essa característica define se uma cor é viva ou opaca. Perceber quais são as intensidades que combinam mais com você é outra maneira de saber no que apostar na hora de se vestir e de se maquiar.

Profundidade

Para exemplificar, você consegue citar quantos tipos de azul? A profundidade é o que define se uma cor é mais clara (quando se mistura o branco na coloração) ou escura (quando coloca mais o preto). 

Como você pôde perceber, saber o que é coloração pessoal influencia muito na escolha de roupas, cores de cabelo, maquiagem, entre outros. Isso não significa também que você não possa usar tons que não estão em sua paleta, mas se combinar a intensidade e profundidade que trazem mais harmonia para o conjunto, o look ficará ainda melhor.

Gostou das dicas? Agora que você sabe suas cores, que tal encontrar a armação ideal? Acesso nosso site Kessy.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.