Logo da Kessy

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Visão!

O Dia Mundial da Visão é comemorado na segunda quinta-feira do mês de outubro e vem trazendo um alerta muito importante para os cuidados com a nossa saúde ocular. Seu objetivo é conscientizar sobre os problemas de cegueira que atingem uma grande parte da população.

No Brasil, cerca de 3,5% das pessoas declaram ter algum tipo de deficiência visual. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados, pois tinham origem em causas tratáveis. 

Com isso, é importante ressaltar a necessidade de cuidar da saúde dos olhos e encorajar a todos a buscarem o tratamento precoce de doenças visuais, evitando maiores complicações. Neste post, confira algumas dicas importantes de como manter os cuidados com o bem-estar ocular e prevenir problemas!

Faça check-up oftalmológico frequentemente

O ideal é que as pessoas procurem um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para realizar os exames básicos de check-up e garantir que a visão está saudável. Isso é ainda mais fundamental nos primeiros anos de vida, para garantir que o sentido se desenvolveu adequadamente nas crianças.

Além do mais, para quem tem problemas na visão ou tem histórico de doenças oculares na família, o recomendado é que a frequência de visitas ao oftalmologista seja maior, cerca de duas vezes ao ano.

Use óculos com proteção UV

Os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol podem trazer consequências sérias para a nossa saúde, principalmente a dos olhos. Por essa razão, utilizar filtros solares e óculos com proteção UV é fundamental para prevenir doenças que se derivam do contato com essa radiação.

A falta da proteção contra esses raios podem acarretar em graves doenças, como a catarata, pterígio, degeneração macular, entre outras, incluindo o câncer. Por isso, use sempre filtro solar, inclusive na pele em volta dos olhos, mesmo com o uso de óculos com proteção UV.

Sempre tire a maquiagem antes de dormir

Usar maquiagem por muito tempo pode interferir negativamente na saúde de sua pele. Por esse motivo, sempre é recomendado lavar o rosto e usar um demaquilante para tirar todos os resquícios dos produtos antes de dormir.

Ter essa atitude vai evitar o acúmulo de substâncias que podem entrar nos olhos e prejudicar o equilíbrio do órgão. Com o tempo, o excesso de maquiagem na região pode causar irritação, proliferação de microrganismos e outros danos. Além disso, sempre se certifique da qualidade e segurança da maquiagem antes de aplicá-la na pele.

Dê atenção a qualquer sinal dos seus olhos

Vermelhidão, coceira, ardência, secreção excessiva, diminuição do campo de visão, sensibilidade à luz repentina, todos esses são sinais de alerta para a saúde dos seus olhos. Ao notar qualquer alteração desse tipo é imprescindível consultar um oftalmologista para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. O mesmo deve ser feito caso caia alguma substância abrasiva ou nociva na região.

Como visto, o Dia Mundial da Visão tem o papel de conscientizar sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde dos olhos e garantir que o nosso bem-estar seja prioridade. Portanto, siga sempre essas dicas e busque um médico sempre que notar um sintoma diferente.

Achou este post interessante? Então continue acompanhando os nossos conteúdos. Para isso, assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.