Logo da Kessy

O que é sensibilidade à luz nos olhos e fotofobia? Entenda as diferenças

Você sabe o que é sensibilidade á luz nos olhos e fotofobia?

Neste post, saiba quais são as diferenças entre esses dois problemas e saiba o que fazer para reduzir o incômodo!

O que é sensibilidade à luz nos olhos?

A sensibilidade à luz é uma espécie de intolerância dos olhos ao terem qualquer contato com uma fonte de luz, seja artificial, seja natural.

Isso acontece porque as células fotossensíveis da região ocular apresentam alguma falha repentina, o que faz com que a retina não consiga transformar com tanta facilidade um estímulo luminoso em imagem. Inclusive, ela costuma ser passageira e durar pouco tempo.

O que é fotofobia?

Já a fotofobia se trata de uma sensibilidade que impede que uma pessoa consiga olhar diretamente para a luz. Apesar de ser semelhante ao problema anterior, esse transtorno é realmente uma patologia, de modo que essa dificuldade com ambientes luminosos é manifestada frequentemente.

Como resultado, pode haver ardência na região dos olhos, dor de cabeça, sensação de pressão na fronte ou apenas uma dificuldade acima do normal em adaptar a vista em locais muito iluminados.

Quais são as principais diferenças entre elas?

A sensibilidade à luz normalmente é causada por doenças como enxaqueca e excesso de exposição aos raios UV. Ela também pode ser um sintoma que surge após a ingestão de altas doses de álcool, o que é popularmente conhecido como ressaca.

Já a fotofobia normalmente tem origem em problemas como conjuntivite, olhos secos ou condições mais sérias que comprometem a saúde da visão, como é o caso da doença da córnea.

Como minimizar esses problemas?

Para reduzir o incômodo causado pelo contato com uma alta intensidade de luz, a melhor alternativa é usar óculos de sol. No entanto, é importante escolher lentes que realmente apresentem filtro de proteção UV, o que proporciona mais segurança à sua vista e minimiza qualquer um desses problemas de maneira efetiva.

Além disso, o uso de óculos de sol é ótimo para dar mais elegância a uma produção. Ou seja, com isso, você não estará apenas resolvendo um problema, mas também investindo em um acessório estiloso.

Para melhorar, aposte nos modelos mais modernos, como as armações redondinhas ou aviadores. Tente também achar os formatos que mais combinam com o seu rosto, valorizando a sua beleza natural. Além disso, para dar mais destaque ao look, por que não optar por cores diferenciadas nas lentes ou na armação?

Agora que você entende melhor a diferença entre a sensibilidade à luz nos olhos e a fotofobia, não deixe de consultar um oftalmologista caso esses sintomas persistam. Somente um profissional conseguirá fazer um diagnóstico adequado e recomendar o melhor tratamento.

Este artigo foi útil para você? Cadastre-se em nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.