Logo da Kessy
cuidados com óculos de grau

7 Cuidados com Óculos de Grau que Você Precisa Ter

A próxima etapa após a consulta no oftalmologista é escolher o óculos de grau ideal. Para isso, devemos pensar não somente no design da peça e em como ele ficará no rosto, mas também nos preocupar com a qualidade da armação e das lentes. Afinal, muitas vezes, cuidamos tão bem da pele e do cabelo, mas nos esquecemos da saúde dos olhos, não é mesmo? Dependendo da necessidade visual, os óculos podem custar acima do valor esperado e, se surgir incertezas sobre o investimento, saiba que alguns cuidados com óculos de grau são essenciais para ampliar a vida útil da peça. Pensando nisso, reunimos sete práticas cotidianas para você cuidar bem do acessório. Vamos a elas?

1. Limpe com frequência

A limpeza é um dos fatores mais importantes para preservar os óculos de grau, além disso, as lentes sujas incomodam e atrapalham a visão. As flanelas de microfibra, que normalmente acompanham o acessório, servem para limpar e remover as sujeirinhas do dia a dia, como partículas de pó e marcas de dedo.

cuidados com óculos de grau
Foto: Vin Stratton

Se a sujeira do óculos estiver mais espessa, utilize produtos antiestáticos que contêm álcool isopropílico. Normalmente, eles são vendidos em óticas em formato de spray. Basta pulverizar na flanela e passar levemente nas lentes. Para uma higienização mais profunda, lave com água corrente e adicione uma gota de detergente líquido neutro.

2. Fique longe do calor

O calor extremo pode danificar a estrutura da armação, visto que alguns materiais são moldáveis às altas temperaturas, como o acetato. Outras matérias-primas também podem rachar e quebrar em situações de calor. Um carro parado ao sol, por exemplo, pode alcançar até 70 graus, e esquecer seu óculos no painel do carro por muito tempo certamente irá estragá-lo. O revestimento das lentes também pode sofrer danos.

3. Guarde depois de usar

Um hábito simples, mas que faz toda a diferença em relação aos cuidados com óculos de grau, é a maneira como armazenamos o acessório. É comum esquecê-lo em cima da mesa, da cama ou do banco do passageiro do carro, aumentando os riscos de danificação.

cuidados com óculos de grau

Como os óculos nos acompanham na maior parte do dia, é preciso criar o hábito de guardá-los no estojo. As capinhas são resistentes ao calor e impactos e protegem os óculos, evitando que as lentes risquem, quebrem e entortem. Com esses cuidados, seu óculos vai durar muito mais e o investimento inicial terá valido a pena.

4. Manuseie com cautela

Outro cuidado com óculos de grau que pode parecer tolo, mas faz grande diferença na conservação, é a maneira de manusear o acessório. Pegar os óculos com apenas uma das mãos e pela haste lateral pode entortar a estrutura frontal. Na hora de tirá-lo da face, também é importante fazê-lo com as duas mãos.

5. Faça ajustes na armação

Ajustar periodicamente a armação é um dos cuidados que ajudam a preservar seus óculos e as lentes de grau. Portanto, procure uma ótica especializada e peça para ajustar as hastes no seu rosto. Elas são responsáveis por suportar o peso da armação e, se não estão devidamente alinhadas, podem danificar a estrutura do óculos.

6. Não use o óculos na cabeça

Outro movimento comum é tirar os óculos da face e colocá-lo na cabeça, segurando a parte da frente dos cabelos. Por mais difícil que seja acabar com o hábito, é importante não usar os óculos na cabeça, já que isso desalinha a armação e, consequentemente, prejudica o posicionamento das lentes.

7. Deixe-os com as lentes para cima

Os cuidados com óculos de grau abrangem não somente a armação mas também as lentes. Se não foi possível guardar o óculos na capinha, tente deixá-lo com as lentes para cima e as hastes, para baixo. Isso evitará o atrito da lente com a mesa, protegendo de riscos e do contato direto com sujeiras. Outra ótima dica de cuidado com as lentes é passá-las por um tratamento antirreflexo. Adicionar uma película a mais, com característica protetora e antiestática, ajuda a diminuir possíveis riscos e sujeiras.

cuidados com óculos de grau
Foto: Gabrielle Cole

Viu só? Os cuidados com óculos de grau consistem em mudanças de hábito e, aos pouquinhos, é possível colocar as dicas em prática. Depois de um certo tempo se policiando, essas práticas estarão fazendo parte da sua rotina sem você nem perceber. Seus óculos vão lhe agradecer! A Kessy, loja virtual de óculos e calçados, referência em atendimento e entrega, é uma ótima opção! Clique no banner e confira as armações de grau e sol disponíveis no site.

cuidados com óculos de grau

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.