5 passos para cuidar da pele do rosto em casa
Muito além do quesito beleza, a falta de cuidados com a pele pode causar sérios problemas de saúde. Limpar, hidratar e proteger o rosto no dia a dia é a melhor forma de prevenir o envelhecimento precoce e a exposição aos raios solares, que podem causar queimaduras e doenças de pele.
Portanto, é fundamental reservar alguns minutos durante a semana para cuidar da pele do rosto em casa. A esteticista e cosmetóloga Dayana Bavaresco nos ajudou a entender um pouco mais sobre esses cuidados. Confira!
1. Limpar
Antes de começar a limpar a pele, é preciso retirar todos os resíduos de cosméticos e maquiagens acumulados. Para isso, aplique loção tônica ou demaquilante, removendo as impurezas da face. Caso contrário, os poros podem entupir e tornar a pele propícia para o aparecimento de acne. Após essa primeira etapa, com as mãos devidamente higienizadas, aplique um sabonete neutro ou com ativos específicos para sua pele. “Lembre-se que o sabonete comum usado para o corpo não pode ser o mesmo usado no rosto, pois o pH facial é diferente”, alerta Dayana.
Com o rosto levemente umedecido, aplique o sabonete e faça movimentos circulares e ascendentes. Você também pode utilizar uma esponja facial, a fim de potencializar a remoção de células mortas. Porém, é preciso respeitar a quantidade de vezes indicadas por semana para cada tipo de pele, recomenda a esteticista. Após o processo, enxague o rosto com bastante água.
2. Esfoliar
Depois de limpar, é hora de esfoliar o rosto. Essa etapa é importante porque remove as células mortas da camada externa da pele, recuperando o brilho e a maciez. Porém, como ressalta Dayana, não deve ser realizada todos os dias. “A esfoliação pode afinar demais a superfície cutânea, abrindo espaço para lesões. No entanto, é bem-vinda em todos os tipos de pele, desde que seja feita com esfoliantes específicos para cada necessidade.” Antes de começar o processo, escolha um creme ou gel esfoliante para o rosto, recomendado para o seu tipo de pele. “É sempre bom procurar um profissional, que indicará os produtos adequados para não agravar o caso”, diz a especialista. Aplique o creme ou gel esfoliante delicadamente e, em movimentos circulares, massageie todo o rosto. Dê uma atenção especial para a zona “T”, composta por testa, nariz e queixo, que concentra maior oleosidade. Depois, lave bem o rosto com água fria. “Esse processo deve ser efetuado uma vez a cada 15 dias, preferencialmente, após o banho e somente com produtos adequados, receitas caseiras livres de ingredientes que possam causar manchas ou, até mesmo, com bucha vegetal.”
3. Tonificar
O terceiro passo é tonificar, ou seja, restabelecer o pH da pele, que é facilmente alterado devido ao uso de maquiagens, produtos faciais e poluição. Para isso, opte por um tônico ou uma loção de limpeza de baixa irritação. “O tônico evita que os poros fiquem obstruídos, auxiliando na penetração de cremes de tratamento. O produto ajuda, ainda, na microcirculação na superfície da pele, suavizando e acalmando após a limpeza.”
Aplique a loção tônica suavemente na pele, com a ajuda de um algodão. Desse modo, as toxinas serão eliminadas, refrescando e equilibrando o pH. “Dependendo da fórmula, eles podem hidratar, controlar oleosidade e ainda dar tônus e viço à pele”, comenta Dayana.
4. Hidratar
Agora que a pele está preparada para a hidratação, é preciso dar devida atenção ao creme que será usado. Ele precisa ser compatível com o seu tipo de pele, somente assim, o tratamento será eficaz. Para acalmar a pele, aplique o creme hidratante suavemente, espalhando-o com a ajuda dos dedos. Sempre faça movimentos ascendentes e de dentro para fora. A hidratação é fundamental para proteger a entrada de microorganismos que podem causar infecções e alergias.
5. Proteger
Depois de hidratada, a pele facial precisa de proteção. Isso porque ela fica exposta a raios solares nocivos (RUV), que podem causar danos, como melasmas (manchas) e produção de radicais livres que geram o envelhecimento cutâneo precoce, queimaduras e rugas.
Portanto, para proteger a região, escolha um protetor solar próprio para o rosto. “Existem vários tipos de protetores no mercado. Protetores em creme, em spray, em base e em pó. Todos são eficazes e devem possuir um FPS (fator de proteção solar) mínimo de 15.” Segundo a especialista, quanto mais baixo o fator, menor é o tempo de proteção da pele. “Um filtro com FPS 30 protege a pele da ação dos raios solares por um período 20 vezes menor do que um com fator de proteção 50.” Durante o dia, com a pele limpa, você pode aplicar também um protetor com base, e ao longo do dia reaplicar um protetor em pó, para potencializar os efeitos, por exemplo. Lembre-se que a limpeza de pele em casa não substitui a limpeza profissional, que atua oferecendo resultados mais eficazes.
Gostou das nossas dicas? Para manter a pele sempre bonita e saudável, não esqueça de beber bastante água e sempre retirar a maquiagem antes de dormir.
Assine nossa newsletter e a receba conteúdos sobre moda, beleza e estilo de vida semanalmente em seu e-mail!