Logo da Kessy

Coronavírus: como limpar os óculos e prevenir a contaminação?

O início do ano de 2020 foi impactado com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus. Por conta disso, os cuidados com a higiene precisaram ser redobrados no dia a dia. Com isso, muitas pessoas passaram a se perguntar como limpar os óculos para evitar a contaminação.

Como os óculos ficam no rosto, perto dos olhos, boca e nariz, tornam-se uma fonte de contaminação se não forem devidamente higienizados. Por essa razão, é imprescindível lavá-los sempre que sair de casa e, pelo menos, duas vezes ao dia.

Se você é uma das pessoas que têm dúvidas de como limpar os óculos, sejam de grau ou de sol, e se proteger do coronavírus, não preocupe: neste post, vamos dar ótimas dicas para evitar a contaminação. Acompanhe!

Lave as mãos antes de limpar os óculos

Lavar as mãos com água e sabão tem sido uma estratégia fundamental para se prevenir do coronavírus. Isso porque o sabão tem propriedades que ajudam a romper a camada que protege o vírus, inativando-o antes de entrar em contato com o nosso organismo.

Como as mãos tocam diversas superfícies que podem estar contaminadas, é necessário lavá-las antes de tocar qualquer parte do seu corpo, inclusive os acessórios como os óculos.

Esfregue bem as lentes com detergente neutro

Depois de ter lavado as mãos, você pode começar a higienização dos óculos. O recomendado, para todos os modelos, é que se utilize um detergente neutro e água corrente. Apenas esses dois produtos são o suficiente para fazer uma boa limpeza e não danificar as lentes e armação.

Por isso, esfregue bem cada parte dos óculos, principalmente as lentes para que não fique alguma marca que atrapalhe a sua visão. Não se esqueça de ensaboar também as hastes e toda a armação.

Use água corrente

É necessário que o momento de ensaboar dure mais de 20 segundos. Esse é o tempo indicado para que o sabão possa reagir e atingir os possíveis vírus presentes no objeto. Depois disso, use água corrente para retirar o sabão. Além disso, é importante que não fique nenhum resíduo nos óculos, pois isso pode danificar tanto as lentes quanto a estrutura.

Passe lenço de microfibra para secar

É fundamental se atentar ao material utilizado para secar os óculos. Tecidos com textura (ou até mesmo o papel toalha, que não é liso) podem causar pequenos arranhões na lente. Por esse motivo, o recomendado é usar um lenço de microfibra limpo para secar o acessório depois da limpeza.

Como você pôde perceber, apenas sabão e água são suficientes para fazer a limpeza adequada de seus óculos. Além do mais, mesmo que existam outros produtos que têm eficácia contra o vírus (como álcool em gel, alvejantes ou detergentes), não é indicado usá-los para não danificar o material.

Como estamos em um período crítico, em que os cuidados com a higiene e a saúde nunca foram tão urgentes, saber como limpar os óculos é uma peça-chave para prevenir a contaminação pelo coronavírus, assim como seguir as recomendações dos órgãos de saúde.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como continuar os cuidados com os seus óculos? Então não perca nosso outro artigo que fala justamente sobre este assunto!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.