Logo da Kessy

Como ler receita de óculos? Tire todas suas dúvidas com a Kessy!

Saiu do oftalmologista perguntando como ler receita de óculos? Sabemos que essa dúvida é super comum e, além disso, entender todos os pontos elencados pelo especialista é muito importante. 

Por isso, neste artigo, a Kessy trouxe um tutorial de como interpretar receita de óculos que facilitará a sua vida. Então, não perca nenhum detalhe e, claro, conte conosco para comprar óculos de grau e lentes de contato de qualidade incomparável! Acesse a loja on-line e aproveite! 

Como identificar o grau prescrito? 

Nossa vida está se movendo rapidamente para um formato online. Com a crescente popularidade de serviços diretamente em seu telefone e entretenimento, como casino online com bônus sem depósito, problemas de visão ocorrem cada vez com mais frequência. Consultas periódicas com oftalmologista são essenciais para acompanhar o desenvolvimento ou evolução de distúrbios visuais, como miopia, astigmatismo e presbiopia. 

Sendo assim, após os exames, o especialista passa todas as informações necessárias para lentes novas. Porém, antes de procurar uma ótica, é importante aprender como ler receita de óculos

A receita costuma vir com uma tabela dividida entre indicações para perto e longe e, em cada uma delas, constam as abreviações OE (Olho Esquerdo) e OD (Olho Direito). Elas indicam a graduação necessária para cada um dos olhos. 

Além disso, são acompanhadas do sinal negativo (-), que indica o grau de miopia, ou positivo (+), que indica o grau de hipermetropia. No caso de astigmatismo, as colunas CIL e EIXO devem estar preenchidas.

Existem outras abreviações na receita de óculos que também merecem atenção. Confira:

  • PL/PLANO: Se ela estiver preenchida, você não tem grau;
  • ESF: Esférico;
  • CIL: Cilíndrico;
  • DNP: Distância Naso Pupilar;
  • DP: Distância Pupilar;
  • AD: Adição;
  • AV: Acuidade Visual;
  • VL: Visão de Longe;
  • VP: Visão de Perto;
  • VI: Visão Intermediária.

O que significa esférico, cilíndrico e eixo? 

Além de conferir os índices de miopia, astigmatismo e presbiopia, quem tem dúvidas de como entender receita de óculos, deve estar atento a esses três termos: grau esférico, grau cilíndrico e eixo. 

Afinal, além dos indicadores positivos e negativos, essas informações complementares ajudam a produzir a lente para óculos que atenda exatamente às suas necessidades. 

Sendo assim, na coluna do grau esférico da lente consta quantos graus de miopia ou hipermetropia cada olho tem. Aqui, vale lembrar que é impossível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho. 

Enquanto isso, o grau cilíndrico indica se você possui astigmatismo — que pode estar associado, ou não, à miopia ou hipermetropia. Nesse caso, o grau não é colocado em toda a lente, por isso, é necessário que o oftalmologista indique também o eixo.  

Nesse momento, muita gente tem dúvidas sobre o que significa eixo na receita de óculos, mas essa questão é bem simples. O astigmatismo é caracterizado pelo olho com formato irregular, ou seja, são formados diversos pontos focais em vez de um só. 

É aí que entra o eixo, informação que indica a localização exata do grau de astigmatismo. Quando ele está exato, você terá a visão totalmente nítida. 

O que acontece se o eixo do óculos está errado?

Entender como ler receita de óculos é essencial para pacientes e profissionais. Até porque, qualquer dado interpretado equivocadamente pode causar desconfortos visuais! 

Caso o eixo da lente esteja errado, por exemplo, as imagens podem ficar distorcidas e até a grossura da lente pode ser incorreta. Portanto, atenção a esse ponto na receita!

O que quer dizer adição na receita de óculos?

Aprender como ler a receita de óculos envolve diversas etapas. Uma delas, que também fará a diferença no conforto visual durante o dia a dia, é a adição, indicada pela sigla AD. 

Caso ela esteja presente na receita, significa que, além da miopia ou da hipermetropia, você tem presbiopia. A condição, também conhecida como vista cansada, é muito comum a partir dos 40 anos. 

Sendo assim, para a correção, serão necessárias lentes multifocais. Nesse caso, a maior vantagem é que essas lentes atendem todos as dificuldades de visão. Dessa forma, não é preciso ficar trocando de óculos o tempo todo.

Cuide da sua visão com a Kessy! 

Agora que já sabe como ler receita de óculos, venha para a Kessy! Somos uma ótica virtual completa e, aqui, além de comprar armações incríveis e de qualidade diferenciada, você garante excelentes lentes. 

Para isso, basta enviar, junto com o pedido, sua receita. Assim, seus óculos de grau chegam completos no conforto do lar. Além disso, contamos com uma equipe pronta para tirar todas as dúvidas. Portanto, aproveite as condições especiais de pagamento e compre em até 6x sem juros e com 5% OFF no boleto!

2 Comentários

  1. Tenho uma receita com as informações do exame ara perto e para longe. Como há muito tempo não uso óculos para longe comprei um óculos só para perto. Além de não ter ficado legal, descobri que já necessito novamente dos óculos para longe. Agora quero comprar para longe. Antes disso pensei no desconforto em estar com dois óculos. Aí então é que pensei em utilizar um óculos multifocal. Com a receita que tenho é possível fazer um óculos multifunção?

    1. Oi, Lucas! Tudo bem?

      Por favor, me chame no WhatsApp: (11) 94131-8440

      Estou à disposição e quero te ajudar!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.