Logo da Kessy
cuidados com os olhos no verão

Confira 4 cuidados com os olhos no verão que você precisa ter!

Chegou a estação mais esperada e amada do ano! É hora de aproveitar as altas temperaturas, viajar e curtir o descanso merecido. Mas, apesar de tudo isso, é importante não esquecer de adotar alguns cuidados com os olhos no verão!

Nessa época do ano, os raios solares ficam mais intensos e podem causar danos aos olhos, como irritação, vermelhidão e até mesmo perda de visão. Por isso, é importante adotar alguns cuidados para proteger os olhos durante o verão.

Afinal, nesse período, nossas vistas ficam ainda mais expostas aos raios solares e outros fatores que podem causar desconfortos. E então, preparada para incluir alguns cuidados com a visão em sua rotina? 

Continue a leitura e anote as dicas para não sofrer mais com a sensação de olho irritado após a praia! 

Que cuidados devemos ter com os olhos no verão?

No verão, os raios solares ficam mais intensos, proporcionando a temperatura ideal para aproveitar o descanso à beira-mar ou um mergulho na piscina. 

Porém, é preciso atenção na hora de se divertir, já que a radiação solar, assim como fatores externos, podem afetar a saúde dos olhos ou causar a tão temida vista irritada! 

Inclusive, um levantamento realizado pelo Instituto Penido Burnier, especializado em doenças oculares, apontou que os problemas de visão aumentam cerca de 20%  nessa época do ano.

Alguns dos principais desconfortos são olho seco, alergia e inflamação da córnea (ceratite). Porém, pode chegar até a perda progressiva da visão, causada pela degeneração macular. 

Então, é super importante ter cuidados com os olhos no verão! A seguir, trouxemos 4 dicas para você colocar em prática e proteger quem ama na estação mais gostosa do ano. Confere só.

1. Use e abuse da proteção 

Ao escolher óculos de sol, é importante verificar se eles possuem proteção UVA e UVB. Os óculos devem ter lentes com filtro solar com fator de proteção (FPS) igual ou superior a 30.

Além do protetor solar, busque, sempre que possível, sombras e abrigos para evitar a exposição direta ao sol. Afinal, radiação ultravioleta (UV) pode danificar a córnea e a conjuntiva, membranas transparentes que cobrem a frente do olho, causando vermelhidão, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Ainda, os raios UV, assim como o ar seco e quente da estação, podem reduzir a produção de lágrimas, o que deixa os olhos secos e irritados. Portanto, lembre-se que guarda-sóis, bonés e óculos de sol são grandes aliados para evitar a sensibilidade dos olhos  ao sol. 

Ainda, evitar ficar sob o sol entre às 10 e 16 horas é uma boa, já que nesse intervalo de tempo há grande incidência de raios ultravioleta.

2. Atenção na hora do mergulho 

Quem nunca quis abrir os olhos e dar uma espiadinha debaixo d’água? Apesar disso ajudar a nos localizar durante o mergulho, a sensação de ardência é praticamente imediata. 

Especialmente em piscinas, que recebem muitos produtos químicos, o incômodo é ainda maior. 

Isso porque o cloro presente na água da piscina pode causar conjuntivite química e também reação alérgica, causando irritação, vermelhidão e também pode deixar as pálpebras ressecadas.

Portanto, para evitar a alergia a cloro de piscina nos olhos, permaneça com eles fechados debaixo d’água ou utilize óculos para mergulho. Depois, tome aquela ducha para tirar as impurezas. 

Além de manter os olhos fechados debaixo d’água, é importante lavar os olhos com água doce logo após sair da piscina ou do mar. Isso ajuda a remover impurezas e reduzir a irritação.

3. Invista em óculos de sol de qualidade 

Sabemos que os óculos também são parte do visual, não é mesmo? Mas, além do estilo, é essencial que o acessório seja de qualidade. Assim, protegerá efetivamente a vista. 

Na Kessy, você encontra uma seleção completa de óculos de sol com proteção UVA e UVB certificada. 

Além da proteção UVA e UVB, os óculos de sol também devem ter lentes que bloqueiam a luz azul. A luz azul é emitida por dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores e TVs, e pode causar danos aos olhos.

Navegue pelas opções e encontre o modelo ideal para o seu dia a dia, que te manterá sempre protegida e estilosa. 

4. Cuidado ao utilizar lentes de contato

Se você usa lentes de contato, saiba que os cuidados com os olhos no verão devem ser redobrados! Sendo assim, o ideal é, antes de entrar na água, retirar as lentes.

Isso vale tanto para modelos descartáveis quanto de uso contínuo. Dessa forma, evita que bactérias fiquem alojadas entre a córnea e a lente, causando infecções.

Precisa de mais dicas de como usar lentes de contato de grau? Confira o artigo completo da Kessy!

Como devemos cuidar da vista?

Para que você viva momentos memoráveis, reunimos mais algumas dicas de como melhorar irritação no olho e cuidados que farão a diferença na sua qualidade de vida e bem-estar durante o verão. 

Sendo assim, se a sua dúvida é em relação ao “olho irritado cloro piscina o que fazer”, saiba que o mais recomendado é não coçar os olhos, pois isso pode piorar a irritação.

Também é possível aplicar compressas frias na região afetada, o que ajuda a reduzir o inchaço e a vermelhidão. O frio reduz a inflamação, o que alivia a dor e o desconforto.

Vale ressaltar que essas dicas também valem para quem tem dúvidas de como aliviar os olhos irritados do sol. 

Você pode repetir o procedimento quantas vezes for necessário, até os incômodos reduzirem. No entanto, se persistirem ou piorarem, procure um oftalmologista. 

Já quando se trata de orientações de como lavar os olhos irritados, evite o uso desenfreado de colírios. Apesar de aliviar os incômodos, não podemos esquecer que são medicamentos.  

Portanto, utilize-os apenas com recomendação médica, e na medida indicada pelo profissional de sua confiança. Isso porque o uso exagerado pode causar intoxicação nos olhos devido aos conservantes presente em sua fórmula

Dessa forma, quando pensamos em o que é bom para lavar o olho irritado, aposte na clássica ducha assim que sair do mar ou da piscina. 

A água doce ajuda a diluir e remover essas substâncias irritantes, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de irritação ocular, como vermelhidão, ardência e coceira. Por fim, enxugue os olhos com uma toalha limpa.

Celebre o verão com Kessy! 

Com esses cuidados com os olhos no verão, você aproveitará a estação com tudo o que tem direito e ainda em segurança. E, para isso, conte com a Kessy! 

Ao seguir essas dicas, você poderá aproveitar o verão com segurança e proteger a saúde dos seus olhos.

Além de óculos de sol infantil com proteção UV, pensados para o conforto dos pequenos, temos uma seleção completa de óculos de sol com proteção UVA e UVB feminino e masculino

Somos uma das maiores óticas on-line do Brasil e contamos com um catálogo repleto de óculos de grau, de sol, lentes de contato e muito mais. Tudo isso produzido com tecnologia de ponta, altíssima qualidade e muito estilo.

Tire todas suas dúvidas com nossa equipe e aproveite as condições especiais de pagamento em até 6x sem juros e com 5% OFF no boleto! Boas compras.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.