Logo da Kessy

Afinal, Coçar os Olhos faz Mal? Veja como Manter os Cuidados Certos

O simples ato de coçar os olhos é muito comum entre as pessoas, porém, pode causar algumas irritações e até mesmo doenças. Os olhos são as partes mais frágeis do corpo, e, por isso, é necessário evitar esfregá-los com as mãos, principalmente quem usa lentes e óculos. 

Mas, afinal, o que é a coceira nos olhos? Essa irritação pode decorrer por alguns motivos: mãos sujas, cansaço, mudanças climáticas, infecções bacterianas, alergias e outras possíveis causas.

Todas às vezes que você tiver vontade de coçar os olhos, evite de qualquer forma. No começo, pode ser muito desconfortável e parece impossível, mas é necessário para que não haja piores consequências e para manter a saúde dos olhos em dia.

Quer saber o que fazer quando tiver aquela coceirinha nos olhos? Continue lendo o post que vamos dar dicas para você se cuidar!

Quais os riscos de coçar os olhos?

É imprescindível estar atento quanto às possíveis infecções e se cuidar. Como já falamos anteriormente, a coceira pode ser causada por fatores ambientais, patológicos e medicamentosos causando uma série de riscos.

Infecção bacteriana

Esse é o tipo mais comum ao coçar os olhos, principalmente devido as mãos sujas. Normalmente, quando se começa a coçar, a tendência é prolongar a ação. Esse ato pode não só afetar a retina dos olhos, como também transmitir bactérias e infectar até outras partes do rosto.

Ceratocone

É muito provável que o ato de coçar olhos causem sequelas nos olhos, como a doença ceratocone, que é caracterizada por um afinamento progressivo da córnea. Os olhos têm originalmente um formato côncavo, mas, quando contraída a doença, eles vão perdendo essa curvatura e tomando a forma de um cone. O ceratocone tem estágios moderado e severo e pode se manifestar em pessoas com miopia e astigmatismo. Se a doença não for tratada, o paciente corre risco de perder a visão.

Deformação da córnea

Ao coçar, há o risco também de deformar as córneas com a pressão dos dedos. Deformação que, eventualmente, pode se tornar permanente. Com o tempo, não só os olhos perdem o formato da córnea, como também podem ser afetados os vasos sanguíneos. A situação pode piorar caso haja partículas estranhas nos olhos, levando a lesões ainda maiores.

Como evitar coçar os olhos?

Para se prevenir de sequelas, é necessário conhecer alguns hábitos. Inicialmente, pode parecer muito complicado, mas é algo que deve ser trabalhado ao longo do tempo para garantir a própria saúde.

Evite coçar os olhos com as mãos

Essa é uma das principais recomendações e que deve ser evitado sempre. A indicação é tentar se conter ao máximo e esperar por alguns segundos a irritação passar.

Manter mãos sempre limpas

Mãos sujas podem transmitir bactérias, causar doenças e infecções. A dica é ter as mãos sempre limpas, lavando muito bem os dedos, ou sempre higienizar com álcool.

Tenha cuidado ao colocar os dedos nos olhos

Há situações em que partículas estranhas podem cair nos olhos ou quando a irritação não passa. A dica é ter cautela e retirar a partícula, ou fazer movimentos bem leves sobre os olhos. Caso se agrave, procure um oftalmologista com urgência.

Não use nenhum objeto

Se a irritação nos olhos ficar ainda mais intensa, não use objetos ou utensílios, como cotonete e pinça. Fazer esse tipo de ação pode aumentar a irritabilidade e o risco de acidentes.

Fique sempre atento quanto à saúde dos seus olhos, lembre-se de procurar um oftalmologista sempre que necessário.

Agora que já conhece todos os riscos de coçar os olhos e como evitar esse hábito, esteja prevenido quando surgir irritabilidades nos olhos. Confira também o post sobre como escolher óculos e saiba como ficar no estilo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.