Saiba mais sobre a história do óculos tartaruga – Blog Kessy

Entre as diversas tendências de óculos de sol e de grau, existem algumas que nunca saem de moda, apenas ficam mais em evidência de vez em quando. Esse é o caso dos óculos tartaruga, que entra e sai temporada e ele continua no portfólio das maiores marcas.

A história desse modelo — que na verdade se trata do material da armação — é muito interessante e, realmente, tem a ver com o animal. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura, pois contamos tudo neste post. Vamos lá?

De que eram feitos os primeiros óculos?

Os primeiros óculos eram feitos com materiais disponíveis na natureza como madeira, chifres de animais e ossos. A escolha dependia do que havia na região e das técnicas que os artesãos dominavam. Por volta do final do século XVIII, os metais também começaram a serem usados na fabricação das armações

Dessa maneira, era possível ter um par de óculos de alumínio, de ferro, de aço, de bronze e, até mesmo, de matéria-prima preciosa como prata e ouro.

Como surgiu os óculos tartaruga?

Já no início do século XX, precisamente nos anos 1920, outro material se tornou super cobiçado e era considerado um item de luxo: o casco de tartaruga. Com seus tons marrons mesclados, essa matéria-prima torna o acessório algo muito elegante.

Por conta do risco de extinção do animal, a prática de extração do material foi proibida no mundo todo na década de 1970 e é até hoje.

Como são feitos os óculos tartaruga atualmente?

Se é proibido utilizar casco de tartaruga para fabricar os óculos, como os modelos são feitos atualmente? Bom, graças à tecnologia outros materiais como o acetato e o plástico podem ser estampados como os cascos de tartaruga. Dessa forma, nenhum animal é preciso ser sacrificado.

Ainda há uma geração de artesãos que fabricam óculos tartaruga a partir dos cascos. Entretanto, eles utilizam um estoque feito antes da proibição. Sim, mesmo após quase 50 anos, eles ainda possuem material. Isso porque se usa muito pouco para fabricar cada óculos. Os valores dos acessórios são altíssimos e a produção é limitada, já que o armazenamento um dia vai acabar.

Como usar óculos tartaruga?

Os óculos tartaruga são um clássico. Tanto, que mesmo após décadas de sua invenção ainda é muito famoso. Hoje em dia, você pode encontrar diversos modelos que usam essa estampa. Desde os mais tradicionais até os mais modernos.

Redondos, quadrados, retangulares, de sol ou de grau: é possível encontrar seus modelos preferidos com estampa de tartaruga. Além disso, existem variações das colorações, que podem ser em tons esverdeados, dourados ou até coloridos.

Por mais que os óculos tartaruga remetam elegância e requinte, dependendo do modelo, eles podem ser usados em diversas ocasiões, mesmo as mais despojadas. Em modelos clássicos, você pode ir a eventos e festas. Já com as armações mais casuais, você pode usar no dia a dia ou em passeios.

Os óculos tartaruga são tendência em todas as temporadas e isso não poderia ser diferente. Afinal, a estampa combina com praticamente todos os tipos de armação, é fácil de harmonizar com vários looks e fica bem em todas as pessoas.

Gostou dessa tendência de óculos? Encontre os  melhores modelos tartarugas em nosso site Kessy.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.