Logo da Kessy
óculos para dirigir

Óculos para Dirigir ou Andar de Moto: Saiba Escolher e ter Conforto

Dirigir requer inúmeros cuidados, como a atenção no trânsito, manutenção do automóvel e habilidade do motorista, independentemente de você ter um carro ou uma moto. Mas, além disso, é importante também estar atento à saúde da visão do condutor, sendo recomendado, em muitos casos, o uso de óculos para dirigir. O mais comum é que quando o motorista tem alguma doença nos olhos, como astigmatismo ou miopia, ele fazer uso de óculos com lentes de grau para corrigir as falhas da visão. No entanto, o acessório não funciona somente para melhorar a visibilidade no trânsito, mas também contribuir para situações de chuva, neblina e sol forte. Os óculos podem ser grandes aliados para garantir qualidade na visão de quem tem problemas, ou não, nos olhos. Quer saber mais sobre a importância dos óculos para dirigir e como fazer essa escolha de maneira adequada? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Verifique qual o grau dos seus óculos para dirigir

Primeiro, é preciso ir ao oftalmologista para analisar o grau que você tem ou, caso já use, se aumentou ou permaneceu na mesma situação. Para garantir a sua saúde e bem-estar, é indicado ir ao médico oftalmologista com certa frequência e realizar exames de vista, de modo a verificar se há possíveis doenças — é importante avaliar a saúde dos seus olhos antes de adquirir qualquer tipo de óculos.

Conheça os diferentes tipos de lentes e como cada uma funciona

As lentes fazem muita diferença na visão e também na forma como o motorista está conduzindo o carro ou moto. As principais lentes são:

  • lentes amareladas: ajudam a aumentar a luminosidade em locais escuros. São ideais no período noturno;
  • lentes polarizadas: bloqueiam a luz intensa, principalmente do sol. São indicadas para uso durante o dia;
  • lentes antirreflexo: reduzem a incidência da luz em 20% da lente para dar uma visão mais nítida;
  • óculos de sol: protegem os olhos das radiações solares que são altamente nocivas.

Saiba em quais situações você pode usar os óculos para dirigir

Há determinadas situações em que um par de óculos pode ser fundamental para o motorista. Dirigir pela manhã ou à tarde são situações comuns para os motoristas que, em geral, enfrentam o sol forte e podem ter a visão prejudicada devido aos raios solares. O ideal é pensar em óculos escuros com proteção UV 400, pois são essenciais para filtrar os raios e evitar que os olhos sejam afetados. Tenha em mente que o uso de óculos com lentes sem a proteção adequada pode resultar em consequências sérias para a saúde ocular.

Para quem tem moto, dias chuvosos podem se mostrar bem complicados sem o uso de óculos adequados para a situação. Uma opção para auxiliar são as armações que se encaixem melhor no rosto, com hastes mais trabalhadas e firmes, além de lentes amareladas, já que na situação de chuva é possível que esteja escuro. Vale ressaltar que os óculos escuros não ajudam a dirigir na chuva, pois podem prejudicar a visibilidade.

Agora que você sabe como os óculos para dirigir são importantes, o que acha de seguir nossas dicas e já adquirir um modelo pra você? Aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e deixar seus amigos por dentro do assunto!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.