Logo da Kessy

5 cuidados com os óculos para mantê-los por muito mais tempo

Será que você está cuidando como deveria dos seus óculos? Para conservar os óculos de sol e de grau por mais tempo, é importante tomar uma série de cuidados com o acessório. O mau uso pode causar diversos danos desde a estrutura, como armação torta e hastes frouxas, até problemas nas lentes como riscos e quebras.

O que é preciso fazer para melhorar a durabilidade do acessório? Neste post reunimos as 5 principais dicas de cuidados com os óculos que você precisa ter, confira!

1. Não durma com os óculos

Essa parece ser uma dica um pouco óbvia, no entanto, muitas pessoas têm o costume de deitar na cama ou sofá com os óculos e acabam dormindo. Essa prática não é indicada porque pode entortar a armação e até mesmo quebrar as lentes.

O hábito de ficar com os óculos sobre a cabeça também não é recomendado e pode danificar o acessório. Fazendo isso, você desregula a estrutura das hastes e aumenta o risco de queda.

2. Guarde em local seco e apropriado

É preciso ter atenção, também, ao local em que você guarda seus óculos. Nunca deixe o acessório próximo a fontes de calor ou em locais em que ele possa receber respingos de produtos químicos.

As lentes oftálmicas, principalmente as antirreflexo, são compostas de camadas que se danificam com as altas temperaturas, por isso, não deixe os óculos dentro do porta-luvas do carro no sol ou muitos próximas de fogões, microondas e churrasqueiras.

3. Repouse com as lentes sempre para cima

Deixas os óculos com as lentes viradas para baixo em cima de mesas e outras superfícies também é um erro e pode causar arranhões e até mesmo comprometer o filtro UV. Da mesma forma, não é indicado que você guarde seus óculos em bolsas e sacolas sem a proteção adequada.

O ideal é que, sempre que não estiver usando, você guarde seus óculos no estojo que veio junto com a armação. Isso porque, ele é próprio para a conservação do acessório e conta com forro em veludo, evitando arranhões e mantendo os óculos sempre limpos.

4. Limpe da forma adequada

Apesar de ser um hábito realizado por praticamente todo mundo, limpar os óculos a seco utilizando camisetas ou camisas não é indicado pois pode causar riscos nas lentes. A limpeza deve ser feita com água ou utilizando um produto específico para óculos.

Para limpezas rápidas das lentes você pode apostar em um lenço de microfibra, um tecido macio e que não deixa fiapos nem marcas. Esse tipo de material pode ser encontrado em lojas especializadas e costuma vir junto na hora da compra.

5. Revise com regularidade

Para ajustar seus óculos sem comprometer a estrutura ou as lentes, o indicado é que você leve-o na ótica pelo menos duas vezes ao ano para uma revisão. O procedimento realizado inclui, além dos ajustes na armação, uma limpeza com ultrassom que deixa suas lentes como novas.

Seguindo os cuidados com os óculos que mencionamos neste post e realizando manutenções quando necessário, você garante que o acessório dure por muito mais tempo e não corre o risco de quebras e danos por mau uso.

Confira todos os nossos modelos de armações, acessando o nosso site Kessy.

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.