Logo da Kessy

Para que servem as lentes polarizadas nos óculos?

Costumamos considerar vários aspectos ao escolher óculos. Pensamos no modelo da armação, nas cores, no nosso formato de rosto e, até, em qual impressão queremos passar. No entanto, é muito comum que a gente se esqueça de avaliar a importância das lentes dos óculos, sejam eles de grau ou de sol. Isso é um fator muito relevante e que vai fazer toda diferença na saúde dos nossos olhos. 

O que precisamos ponderar ao escolher uma lente? Conforto visual e segurança, sem dúvida, e, nesses quesitos, as lentes polarizadas saem na frente. Elas são feitas com o objetivo de diminuir o impacto da luz sobre os olhos e, consequentemente, de protegê-los. Mas como elas realmente funcionam? Saiba mais nas informações que selecionamos abaixo!

O que são lentes polarizadas?

São lentes que protegem nossos olhos da claridade intensa de luz e o grande responsável por isso são os filtros polarizadores. Superfícies planas como vidros, telas, estradas, água, entre outros, refletem a luz horizontalmente, de forma muito intensa. É quase como se fossem espelhos. Os filtros polarizadores são estruturas que impedem a oscilação horizontal da luz, responsável por aquele efeito de ofuscamento, geralmente acompanhado por um semicerrar dos olhos. 

As lentes polarizadas impedem que as pupilas se dilatem diante do excesso de luz. Diminuem, portanto, a exposição aos raios ultravioletas, evitando a fadiga ocular e, como resultado, as dores de cabeça. Mas, elas também trazem muito mais benefícios.

Diferenças e vantagens das lentes polarizadas

A principal diferença entre uma lente polarizada e uma lente comum é o conforto visual. As duas lentes, quando são de qualidade, podem proteger dos raios UV, no entanto, somente a lente com filtro polarizado impede o ofuscamento da luz intensa e refletida. Sabe quando você está dirigindo na estrada e, de repente, um carro reflete luz nos seus olhos? Ou quando você está na praia ou piscina e mal consegue abrir os olhos na direção da água? Essas lentes previnem o efeito espelho e diminuem o incômodo causado pelo brilho excessivo. 

Elas também melhoram a nitidez e as cores. Como eliminam os reflexos da luz, a nitidez é aumentada e a percepção das cores assume um tom mais verdadeiro e expressivo. Além, é claro, de se adaptarem a qualquer graduação de óculos. São, também, ótimas opções para se usar em dias de sol forte, em atividades físicas ao ar livre ou quando se vai pegar a estrada. Para quem tem hipersensibilidade à luz, e fica com os olhos vermelhos à toa, seu uso é quase que obrigatório. 

Viu como é importante procurar saber tudo sobre os nossos mais queridos acessórios? Além da aparência e da estética, a saúde da nossa visão precisa ser considerada também, aliás, deve vir em primeiro lugar. As lentes polarizadas são perfeitas para as pessoas que procuram estilo, sem abrir mão do conforto, da segurança e bem-estar dos olhos. 

Agora que você já sabe a importância das lentes polarizadas para a saúde dos seus olhos, compartilhe esse post nas suas redes sociais e conte para as suas amigas os benefícios desse tipo de lente tão agradável à visão!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.