Logo da Kessy

8 sinais de que chegou a hora de trocar de óculos

Seus óculos estão começando a te decepcionar? A visão embaçada, mesmo com eles, é um sinal bem claro que chegou a hora de trocar de óculos. Mas nem sempre é tão fácil identificar quando seus óculos não estão mais atendendo às suas necessidades.

Então, como saber quando é o momento de comprar óculos novos? A resposta definitiva vem de um profissional: o oftalmologista. Uma consulta completa com ele vai te dar a certeza de que a prescrição está atualizada e adequada.

Mas alguns sinais podem dar pistas de que algo não está certo. Neste post, vamos explicar alguns pontos que indicam a necessidade de fazer a troca de óculos, além de entender quando a vontade de um novo visual pode ser um bom motivo para a troca. Continue lendo e confira!

Como saber quando trocar de óculos?

Além dos problemas de visão facilmente percebidos, como trocar armação de óculos de grau? Uma série de sintomas, desde dores de cabeça até sensibilidade à luz, podem indicar a necessidade de uma nova receita.

Por isso, confira oito sinais comuns de que seu grau pode ter mudado. Contudo, independentemente disso, consulte sempre um oftalmologista para verificar sua saúde ocular. Vamos para as dicas?

1. Visão embaçada

A visão embaçada pode indicar que o seu grau aumentou, diminuiu ou que algum outro tipo de condição ocular pode ter se manifestado. Além de ser um aviso para visitar o seu médico, as lentes de seu óculo ou até mesmo as armações podem ter que ser trocadas, lembrando que nestes casos é imprescindível o parecer do oftalmologista.

2. Dor de cabeça

As dores de cabeça podem ser causadas por diversos motivos, mas geralmente, quem precisa usar óculos ou está com alterações no grau de suas lentes sente a dor na região da testa. Essa é uma forma do corpo avisar que algo de errado está acontecendo com o seu organismo, por isso é necessário procurar um médico especialista para evitar maiores danos.

3. Lente danificada

As lentes dos óculos podem ser muito sensíveis a riscos, impactos e produtos químicos. Quedas, arranhões e o uso de produtos de limpeza podem danificar as lentes, dificultando a visão e pondo em risco a saúde de seus olhos. Para cuidar melhor dos óculos, deve-se utilizar apenas água, sabão neutro e, se precisar, um paninho apropriado para secar.

4. Modelo fora de moda

Todo ano surgem novos modelos de armações, e quem gosta de seguir tendências não pode ficar de fora das novas coleções. Existem modelos que são clássicos e estão sempre na moda: redondos, quadrados, retangular, oval e o aviador. Mas também existem aqueles que fazem sucesso por alguns meses e depois somem, sendo necessário renovar o visual.

5. Modelo que não combina com o formato do rosto

O formato do rosto influencia muito na hora de escolher um modelo de óculos, ele precisa harmonizar com a pessoa para que não pareça desproporcional ou estranho. O modelo deve complementar o rosto, tamanhos muito grandes, muito pequenos ou com o formato errado podem comprometer a visão de quem mais precisa deles.

6. Sensibilidade à luz

Seus olhos estão incomodados com a luz? Essa sensibilidade pode ser um sinal de astigmatismo. Como esse problema faz com que seus olhos tenham dificuldade em se adaptar à mudança de luminosidade, seu oftalmologista pode recomendar lentes fotossensíveis, proporcionando mais conforto e proteção.

7. Exame passou da validade

Para garantir que seus olhos estejam sempre saudáveis, os profissionais recomendam que você realize exames oftalmológicos a cada um ou dois anos. Nesse período, sua visão pode mudar, e o exame pode detectar doenças, como glaucoma, catarata e degeneração macular. Além de sinais de outros problemas.

8. Lentes arranhadas

Às vezes, quando seus óculos estão embaçados, pode ser por conta de arranhões nas lentes, que atrapalham a visão e são difíceis de remover. Nesse caso, trocar lentes de óculos é o suficiente para enxergar com mais clareza.

Como vimos neste artigo, podem existir diversos motivos para que uma pessoa precise trocar os óculos, sejam por razões de saúde ou para acompanhar as tendências.

O importante é estar sempre atento aos sinais que citamos e procurar um médico especialista pelo menos uma vez ao ano para cuidar de sua visão. Confira todos os nossos modelos de armações, acessando o nosso site Kessy!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.