Logo da Kessy

Qual é melhor: óculos ou lentes de contato?

Hoje em dia, pessoas com problemas de visão não precisam  ser reféns dos óculos de grau. Além dessa opção foram criadas as lentes de contato e cirurgias corretivas para miopia. Há quem prefira utilizar lentes de contato e quem segue tendo como favorito as armações, isso acaba variando muito de gostos pessoais.

As primeiras lentes de contato apareceram em meados de 1887, quando August Muller, fabricante de olhos artificiais, confeccionou as na Alemanha. De início, essa invenção foi para suprir uma deficiência resultante de uma operação, que servia para umedecer as córneas de um paciente que havia perdido suas pálpebras em um erro médico. 

Desde então, as lentes de contato entraram como uma revolução, mas isso não tirou a fama das armações de óculos. Até hoje, as armações são escolhidas por parte do público. É certo que cada opção possui suas vantagens. Continue lendo e conheça qual é a melhor opção.  

Vantagens do uso de óculos

A primeira vantagem dos óculos para a correção de problemas de visão, é que por não estarem em contato direto com os olhos, não oferecem grandes riscos à saúde ocular. 
Além disso,  escolhendo um óculos de grau quadrado, redondo ou qualquer que seja o formato da armação, você ainda poderá estar na moda. 

Mesmo os modelos de óculos de grau femininos com detalhes, podem ser mais econômicos do que as lentes de contato, que precisam ser trocadas com certa periodicidade.

Ainda que a durabilidade dos óculos de grau masculinos e femininos seja maior, é importante lembrar que os cuidados básicos como a limpeza com flanelas específicas e estojo apropriado, são indispensáveis para aumentar a durabilidade das peças. 

Desvantagens dos óculos de grau

O uso de óculos de grau infantil pode causar um certo desconforto por distorcerem a visão periférica, sendo difícil a adaptação.

Um outro aspecto negativo das armações dos óculos é que elas podem quebrar, sendo assim, existe uma grande necessidade de tomar bastante cuidado com esse tipo de material. A praticidade também passa um pouco longe dos óculos de grau femininos, durante a prática de atividades físicas.

Vantagens do uso de lentes de contato

As lentes de contato são uma opção mais prática em alguns pontos, se comparadas com os óculos. Elas podem ser utilizadas tranquilamente na prática de esportes e atividades que exigem agitação corporal.

Além disso, o uso de lentes não altera sua aparência e pode ressaltar a cor dos olhos ou mesmo uma maquiagem.

Desvantagens do uso de lentes de contato

As lentes de contato exigem muito mais cuidados, higiene e paciência para aprender a colocá-las e conservá-las. É preciso mantê-las sempre limpas com produtos específicos.

O armazenamento das lentes de contato também requer atenção. Elas devem ser guardadas em um frasco próprio com a solução de limpeza para lentes.

Por fim, a escolha depende do seu grau e problema de visão. Consulte um oftalmologista e peça orientações.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.