Logo da Kessy

Veja 4 passos de como limpar maquiagem corretamente

Você tem o costume de limpar a maquiagem completamente após eventos ou mesmo em seu dia a dia? Segundo dermatologistas, essa rotina é fundamental para manter sua pele saudável e jovem por mais tempo. Além disso, o acúmulo de cosméticos pode favorecer irritações, estimular o desenvolvimento de dermatites e até de infecções nos olhos.

Mas, afinal, como fazer uma limpeza completa e garantir que não sobraram resíduos de make no rosto? Neste post, listamos um passo a passo de cuidados simples para que você possa dormir com a pele limpa e renovada. Confira!

1. Faça a primeira limpeza com lenços demaquilantes

Antes de iniciar a higienização, a dica é fazer uma primeira limpeza com lenços umedecidos para retirar o excesso de produtos que foram depositados na pele. Esse processo vai facilitar a limpeza posterior e fazer com que a make saia mais facilmente, principalmente no caso de fórmulas à prova d’água. 

2. Aplique um demaquilante em todo o rosto

Depois de retirar o grosso, chegou a hora de fazer a limpeza da pele para remover de vez os resíduos. É importante escolher um produto que seja indicado para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista.

Peles oleosas podem apostar em formulações em géis ou loções a base de água. Já quem tem pele seca, pode investir em produtos bifásicos ou óleos demaquilantes.

A água micelar também é uma boa opção e pode ser utilizada por todos os tipos de pele, isso porque ela ajuda a reduzir a oleosidade e o excesso de sebo ao mesmo tempo em que elimina de forma eficaz os resíduos de maquiagem.

3. Dê atenção à área dos olhos

A região dos olhos precisa de atenção redobrada, pois muitos produtos para essa área, como máscaras e delineadores, são mais resistentes e não são completamente removidos com demaquilantes mais leves.

O ideal é utilizar um algodão levemente umedecido e fazer movimentos de cima para baixo nos cílios para retirar a máscara. Em seguida, use um demaquilante para limpar completamente. Produtos à prova d’água devem ser removidos com opções à base de óleo.

Essa atenção maior aos olhos é muito importante porque o excesso de maquiagem pode causar queda dos cílios, caso não seja removido corretamente.

4. Lave bem o rosto

Depois de demaquilado, é importante lavar o rosto com água fria para fechar os poros e ativar a circulação sanguínea. Para isso, utilize um sabonete ou gel de limpeza neutro específico para o rosto e para o seu tipo de pele. Limpe com movimentos leves e circulares e enxague com água corrente. Na hora de secar, não esfregue a toalha no rosto, apenas pressione-a com delicadeza.

Seguir os passos certos para limpar maquiagem corretamente é fundamental para manter sua pele saudável e jovem. Por isso, é preciso inserir esses cuidados em sua rotina e realizá-los de forma regrada. Após a limpeza, não se esqueça de hidratar seu rosto com um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Gostou das dicas? Siga nossos perfis no Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas novidades.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.