Conheça 5 dicas para uma boa consulta com oftalmologista!
Já está com a sua consulta com oftalmologista marcada? Isso é essencial para acompanhar a saúde da visão e até prevenir o aparecimento ou evolução de diversas condições.
Dessa forma, se a data está se aproximando, trouxemos 5 dicas que tornarão a consulta muito mais proveitosa e tranquila. Portanto, não perca nenhum detalhe deste conteúdo e prepare-se!
O que o oftalmologista faz na consulta?
Vista embaçada, dores de cabeça, coceira e irritação nos olhos podem ser sinais de que chegou a hora de visitar um profissional! Sendo assim, antes das nossas dicas para uma boa consulta no oftalmologista, desmistificamos o que ocorre na visita ao profissional.
Primeiro, tudo começa com a anamnese, ou seja, o médico analisa seu histórico e possíveis motivos da consulta. Em seguida, são feitos alguns exames de visão, como o teste de acuidade visual (com letras e símbolos de diferentes tamanhos), exame de fundo do olho e medida da pressão ocular.
E pode ficar tranquila, pois, nos exames mais aprofundados, são utilizados colírios anestésicos para garantir seu conforto. Após todas as observações, o oftalmologista consegue diagnosticar possíveis alterações na visão e receitar os melhores tratamentos!
Se essa será sua primeira consulta, confira um passo a passo completo de como se preparar em nosso artigo completo!
Dicas para uma boa consulta com oftalmologista
Agora que já está familiarizada com a dinâmica da consulta com oftalmologista, que tal aproveitá-la da melhor forma? Confira 5 dicas que tornarão tudo mais simples a seguir!
1. Organize-se antes de sair de casa!
Para evitar contratempos, certifique-se de que saiu de casa com todos seus documentos e exames anteriores. Assim, a atualização da ficha cadastral e análise do histórico pelo profissional serão tranquilos!
Além disso, vale a pena levar uma lista com os medicamentos utilizados, pois eles podem ter efeitos colaterais que afetam a visão. Tenha em mãos também seus óculos atuais para o profissional avaliar a necessidade de fazer ajustes na prescrição.
2. Tenha companhia
Como você viu, exames são super comuns na consulta e muitos deles necessitam a dilatação da pupila. Apesar do efeito ser temporário, os colírios deixam a visão embaçada e aumentam a sensibilidade à luz.
Por isso, dirigir após a consulta com oftalmologista não é muito recomendado, então, tenha uma companhia! Se preferir, entre em contato com a clínica para verificar se haverá a dilatação.
3. Atenção ao uso de lente de contato
Pessoas que usam lentes de contato devem suspender o uso antes da consulta. Até porque, elas podem interferir nas características da córnea e impactar na avaliação do grau.
4. Não poupe saliva!
Além de passar seu histórico — inclusive o familiar — e sintomas, prepare uma lista de perguntas ao oftalmologista! Afinal, essa é uma forma de deixar sua rotina tranquila e segura. Portanto, não poupe os “por quês” e entenda tudo sobre suas condições e tratamentos.
5. Traga óculos escuros
Deu tudo certo na consulta e, para voltar para casa com tranquilidade, tenha óculos escuros (com proteção UV, hein?) à mão. Dessa forma, você se protege da sensibilidade à luz causada pela dilatação da pupila.
Saúde visual é com a Kessy!
Agora, temos certeza que sua consulta com oftalmologista será totalmente proveitosa! E, independentemente do seu diagnóstico, conte com a Kessy e garanta os melhores produtos para a saúde visual!
Somos uma ótica virtual completa! Portanto, aqui, além de óculos de grau e óculos de sol de altíssima qualidade, é possível garantir as lentes ideais para graduação necessária e receber suas peças completas no conforto de casa.
Para isso, basta enviar, junto com o pedido, a receita oftalmológica. Aproveite, pois nossa loja é totalmente segura, e contamos com uma equipe preparada para tirar todas as suas dúvidas. Confira as condições especiais de pagamento em até 6x sem juros e com 5% OFF no boleto! Boas compras!