Planner Organizador: Organize as Tarefas

Nos últimos meses do ano, nessa época festiva e com clima de retrospectiva, é natural começarmos a refletir sobre o que fizemos durante todo ano e, principalmente, traçar objetivos para o ano seguinte. Estabelecer metas é um hábito importante, seja na vida pessoal ou profissional. Afinal, quantas vezes já passou pela sua cabeça pensamentos, como “passou muito rápido” ou “não fiz nada que queria neste ano”. Na verdade, não é necessário estabelecer objetivos grandiosos. Atingir pequenas metas também é muito gratificante, além de ser uma ótima forma de conquistar um sonho projetado por anos. Para algumas pessoas, estipular propósitos é uma tarefa muito difícil e complicada. Por isso, adotar um método que estimule a reunir todos os compromissos periodicamente é um grande aliado para manter o foco e a organização pessoal. Devido a essa necessidade, surge uma tendência superfuncional e charmosa: o planner organizador; cadernos de planejamento que auxiliam na definição e no cumprimento de metas pessoais ou profissionais. Conheça mais e baixe o seu!

Descubra Qual o Objetivo do seu Planner

O planner organizador pode ser semanal, mensal ou anual: ele irá se adaptar à sua necessidade. Para manter a organização diária, a fim de otimizar o tempo no dia dia, em tarefas como estudar para concurso, prova ou trabalho, é interessante definir diariamente pequenas metas.

planner-organizador-objetivo
Foto: Estée Janssens

Já para estipular uma administração financeira a longo prazo, para viajar com os amigos ou fazer um intercâmbio, por exemplo, é possível personalizá-lo no modelo anual. Anote tudo que você ganha, gasta, economiza e registre os valores dos boletos pagos. Dessa maneira, será possível ter uma estimativa econômica da sua vida, atingindo as metas definidas para o ano. Para o planner organizador anual e mensal, não é preciso preencher tudo de uma vez, já que conforme os dias vão passando, surgem novos afazeres. No caso das metas semanais, é indicado investir algumas horinhas da semana anterior para pensar e estipular as próximas tarefas.

Estabeleça Divisões de Acordo com sua Rotina

Para começar a usar o planner, defina no mínimo três categorias que mais combinem com seu dia a dia e personalidade. Por exemplo, se a meta é perder alguns quilinhos no ano que vem, crie uma divisória voltada para a alimentação. Anote o que comeu durante o dia, faça a lista de supermercado e planeje o que irá cozinhar durante a semana. Se o outro objetivo são os estudos, reserve um espaço no planner especialmente para eles. Defina metas específicas de leitura, tal como ler dois livros por mês ou 20 páginas por dia. Ou, por exemplo, determine o número de palavras que você deve escrever para finalizar a monografia. Por fim, crie uma terceira divisória com compromissos recorrentes e lembretes diários. Afazeres cotidianos, como idas ao salão de beleza, consultas, datas comemorativas, reuniões e entrega de trabalho, devem estar presente nessa categoria.

planner-organizador-objetivo
Foto: Fotografierende

Use e abuse de canetas coloridas para categorizar e atribuir relevância para cada meta, criando uma organização visual fácil de ser reconhecida. Por exemplo, a caneta vermelha pode ser usada em assuntos de urgência, a preta, para temas cotidianos, e a rosa, para os objetivos que exigem mais tempo e paciência para serem alcançados.

Mantenha o Foco

Planejar não é uma tarefa fácil, já que requer tempo e, principalmente, disciplina para criar o hábito de escrever todos os dias no planner. Mas, só olhando para ele diariamente será possível perceber seu próprio desenvolvimento.

planner-organizador-objetivo
Foto: Estée Janssens

Ao final do dia, faça o checklist de atividades: coloque ✓ ou um “ok” nas tarefas concluídas. Se algum dever ficou para trás, analise a necessidade e o grau de dificuldade para finalizá-lo. Não se culpe caso não consiga atingir algum propósito. Para evitar frustrações, estipule metas atingíveis, afinal de nada adianta planejar objetivos mirabolantes para curto prazo. Certamente, você não irá atingi-los e isso pode te deixar triste.

Lista de assuntos e categorias

Está em dúvida sobre qual tema colocar no seu planner organizador? Confira a lista de alguns assuntos que podem ser abordados:

  • Estudos e concursos
  • Trabalho e freelas
  • Planejamento de viagens
  • Alimentação
  • Exercícios físicos
  • Rotina de beleza
  • Limpeza da casa
  • Organização da casa
  • Planejamento de casamento
  • Planejamento de gravidez

Gostou das nossas dicas? A Kessy, loja virtual referência em qualidade e entrega, desenvolveu um planner organizador especialmente para você. Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o Planner mensal e semanal 2019!

planner-organizador-objetivo

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.